Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Portuguesa só empata com Ituano em casa no Paulistão

Por AE

São Paulo – A Portuguesa não consegue engrenar no Campeonato Paulista. Muito diferente do time que encantou na campanha da conquista do título da Série B de 2011, a Lusa segue decepcionando seus torcedores. Na noite deste sábado, a Portuguesa apenas empatou com o Ituano por 1 a 1, no Estádio do Canindé, pela quinta rodada do estadual.

O empate deixa a Portuguesa fora do grupo dos oito primeiros colocados, que se classificam para o mata-mata. Com seis pontos, a Lusa aparece apenas na décima colocação, além de acumular dois jogos sem vitórias. Por outro lado, o Ituano está com quatro pontos, mas na 14.ª colocação e segue ameaçado pelo risco de rebaixamento. A equipe vinha de três derrotas seguidas para Santos, Guarani e Corinthians.

O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio. O Ituano, mesmo como visitante, começou bem e tentava pressionar a Lusa. Sem contar com o lateral-direito Luis Ricardo,expulso no jogo contra o Bragantino, o técnico Jorginho escalou Ivan em seu lugar. Percebendo a falta de ritmo de jogo de Ivan, as jogadas de ataque do time de Itu se concentraram em sua maioria pelo lado esquerdo. As melhores chances da Lusa foram em chutes de longe, sendo que a melhor delas aconteceu somente aos 37 minutos. Henrique alçou para Léo Silva, que finalizou de primeira. A bola passou à direita do gol do Ituano.

Os dois times melhoraram de rendimento após o intervalo. Após a Lusa criar boas chances, foi o time de Itu quem abriu o placar. Aos 26 minutos, Chapinha aproveitou a sobra pelo lado direito do ataque e bateu de fora da área. A bola passou por toda a área e por Weverton: 1 a 0.

A festa do Ituano durou somente sete minutos, quando a Lusa empatou. Aos 33, Léo Silva faz ótimo lançamento para Raí, que dominou na entrada da área e chutou na saída de Douglas: 1 a 1. No final, a Lusa ainda teve chance de virar o placar, mas o goleiro Douglas garantiu o empate para o Ituano.

Pela sexta rodada do Campeonato Paulista, os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira. A Portuguesa encara o Guarani, às 19h30, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Já o Ituano recebe o Bragantino, às 17 horas, no Estádio Novelli Júnior, em Itu.

FICHA TÉCNICA:

PORTUGUESA 1 X 1 ITUANO

PORTUGUESA – Weverton; Ivan (Raí), Rogério, Renato e Marcelo Cordeiro; Léo Silva, Guilherme, Boquita (Maylson) e Henrique; Vandinho (Rafael Oliveira) e Ananias. Técnico – Jorginho.

ITUANO – Douglas; Alex, Thiago Gomes, Anderson Salles e Gustavo; Allan Mota, Rodrigo Costa, Chapinha (Escobar) e Kleyton Domingues; Otacílio Neto (Alan) e Evando (Michel). Técnico – Ruy Scarpino.

GOLS – Chapinha, aos 26, e Raí, aos 33 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Marcio Henrique de Gois.

CARTÕES AMARELOS – Marcelo Cordeiro, Rogério, Henrique, Rodrigo Costa, Otacílio Neto e Allan Mota.

RENDA – R$ 39.850,00.

PÚBLICO – 2.006 pagantes.

LOCAL – Estádio do Canindé, em São Paulo