Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Portuguesa goleia Goiás em casa e dispara na liderança

Por AE

São Paulo – A Portuguesa fez mais uma vítima nesta terça-feira. Jogando em casa, no Canindé, a Lusa completou seu nono jogo sem derrota ao vencer o Goiás por 3 a 0, pela 26.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Rogério, o meia Henrique e o lateral Marcelo Cordeiro marcaram os gols do anfitrião.

Com mais uma vitória, a Portuguesa chegou aos 53 pontos e continua na liderança isolada. Agora, a vantagem para o quinto colocado, o Sport, aumentou para dez pontos. Por outro lado, o Goiás despenca para a 16.ª colocação, com somente 30 pontos, muito próximo da zona de rebaixamento para a Série C.

A Lusa jogou muito bem no primeiro tempo. Aplicada na marcação e precisa no ataque, o time paulista insistiu bastante para chegar ao gol nos acréscimos. Antes, a Portuguesa mandou a bola no travessão do time goiano e também contou com a falta de pontaria do Goiás.

Aos 14 minutos, Luis Ricardo chutou forte do lado direito e a bola explodiu no travessão do gol defendido por Harlei. A resposta do time goiano veio aos 25 minutos. Iarley recebeu belo lançamento de Max Pardalzinho, dominou no peito já dentro da área e chutou rasteiro. A bola passou à direita do gol da Lusa.

De tanto insistir, a Portuguesa foi premiada aos 47 minutos com o gol de abertura de placar. Após cobrança de escanteio, Edno desviou de cabeça e a bola novamente acertou o travessão. No rebote, Rogério chutou para o fundo das redes do time goiano e fez a festa com a torcida lusitana: 1 a 0.

No segundo tempo, a Portuguesa preferiu se defender primeiro para depois tentar o segundo gol. O time goiano foi desesperadamente em busca da igualdade, mas parou na sólida marcação da Lusa, que é a melhor da Série B ao lado do Náutico, ambas com 24 gols sofridos.

Após se resguardar na defesa, a Portuguesa passou a buscar as jogadas de contra-ataque e em uma trama bem trabalhada pelo lado esquerdo chegou ao segundo gol. Aos 32 minutos, Guilherme recebeu passe de Ivo e dentro da área cruzou rasteiro para Henrique. O camisa 7 se antecipou à defesa e desviou na saída do goleiro Harlei. A bola ainda bateu na trave antes de balançar as redes: 2 a 0.

Ainda teve tempo para mais um gol da Lusa. Júnior Timbó, em seu primeiro lance, chutou forte da entrada da área. O experiente Harlei deu rebote e Marcelo Cordeiro apareceu livre para tocar por baixo do goleiro e definir mais uma vitória do líder da Série B.

Pela 27.ª rodada, os dois times voltam a campo no próximo sábado, às 16h20. A Lusa joga diante do São Caetano, no Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. O Goiás também atua como visitante, pois enfrenta o Boa Esporte, no Estádio do Melão, em Varginha (MG).

Ficha Técnica:

Portuguesa 3 x 0 Goiás

Portuguesa – Weverton; Luís Ricardo, Rogério, Mateus e Marcelo Cordeiro; Ferdinando (Ivo), Guilherme, Ananias e Henrique (Júnior Timbó); Cleiton (Leandro Silva) e Edno. Técnico: Jorginho.

Goiás – Harlei; Ernando, Valmir Lucas e Tolói; Douglas (Netinho), Thiaguinho (Johnathan), Marcinho Guerreiro, Felipe Amorim e Marcão; Max Pardalzinho (Tardelly) e Iarley. Técnico: Ademir Fonseca.

Gols – Rogério, aos 47 minutos do primeiro tempo. Henrique, aos 32, e Marcelo Cordeiro, aos 42 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Ananias, Douglas, Felipe Amorim e Thiaguinho.

Árbitro – Célio Amorim (SC).

Renda – R$ 50.940,00.

Público – 3.831 pagantes.

Local – Estádio do Canindé, em São Paulo (SP).