Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Portuguesa empata no Sul e título da Série B fica adiado

Por AE

Criciúma (SC) – A Portuguesa teve adiada a festa do título no Campeonato Brasileiro da Série B. Nesta terça-feira, a Lusa ficou no empate, por 1 a 1, diante do Criciúma, no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC), pela abertura da 34.ª rodada. Anderson Conceição marcou para o time catarinense, enquanto que Cleiton empatou para a equipe paulista na etapa final.

Assim, a Portuguesa manteve o tabu de nunca ter perdido para o Criciúma na Série B. Em seis jogos, são quatro vitórias e dois empates. A Lusa chega aos 71 pontos, completa 17 jogos sem derrotas – nove vitórias e oito empates – e pode conquistar o título caso Ponte Preta e Náutico não vençam seus jogos no complemento da rodada no sábado – a equipe de Campinas recebe o Americana, enquanto que o time pernambucano vai até Arapiraca (AL) para enfrentar o ASA. O Criciúma, com 50 pontos, é somente o sexto colocado, mas ainda na luta pelo acesso.

O primeiro tempo teve o Criciúma mostrando por que quer uma das três vagas remanescentes na elite de 2012. Logo aos 45 segundos, o time catarinense já estava em vantagem no placar. O zagueiro Anderson Conceição aproveitou falha do goleiro Weverton, após cobrança de escanteio pela esquerda, desviou de cabeça e abriu o placar.

A Portuguesa sentiu bastante o gol e não conseguiu reagir. Sem se impor, o time paulista quase sofreu o segundo gol em boas chances do Criciúma. Doriva teve duas boas oportunidades, mas em ambas delas o volante não conseguiu balançar as redes do gol de Weverton.

No segundo tempo, a Lusa voltou com uma postura mais ofensiva com a entrada do atacante Cleiton na vaga do volante Raí. Assim, o time paulista foi em busca da igualdade. Aos 19 minutos, Cleiton recebeu dentro da área, dominou e chutou de bico para empatar.

Após o empate, o jogo passou a ter caráter emocionante. A Portuguesa tentava virar para assegurar o título antecipado, enquanto que o Criciúma tentava o segundo gol para entrar no G-4. O time catarinense esteve perto do gol, mas o goleiro Weverton se reabilitou da falha no gol e fez um milagre ao defender à queima-roupa cabeçada de Adeílson, aos 31 minutos. O Criciúma ainda reclamou de uma penalidade não marcada nos acréscimos.

Pela 35.ª rodada, os dois times voltam a campo na próxima terça, às 20h30. O Criciúma recebe a Ponte Preta, novamente no estádio Heriberto Hulse, enquanto que a Portuguesa joga diante do Sport, no estádio do Canindé, em São Paulo.

Ficha técnica

Criciúma 1 x 1 Portuguesa

Criciúma – Andrey; Fabinho Capixaba, Rogélio, Anderson Conceição e João Victor; Jackson, Baraka (Nilson), Pirão (Adeílson) e Doriva; Roni (Fernando Gabriel) e Thiago Silvy. Técnico: Márcio Goiano.

Portuguesa – Weverton; Luís Ricardo, Leandro Silva, Renato e Marcelo Cordeiro; Guilherme, Rai (Cleiton), Henrique e Marco Antônio; Ananias (Raí) e Edno (Júnior Timbó). Técnico: Jorginho.

Gols – Anderson Conceição, aos 45 segundos do primeiro tempo; Cleiton, aos 19 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Thiago Silvy, Doriva, Andrey e João Victor (Criciúma); Ananias e Marco Antônio (Portuguesa).

Árbitro – Pablo dos Santos Alves (RJ).

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).