Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Portuguesa é eliminada da Série D e fica ‘sem divisão’ para 2018

Tradicional clube paulista, rebaixado em 2013 pelo STJD, chegou ao ponto mais baixo de seus 96 anos de história

Por Da redação Atualizado em 27 jun 2017, 11h27 - Publicado em 26 jun 2017, 10h45

A Associação Portuguesa de Desportos, a popular Lusa, viveu o dia mais triste de seus 96 anos de história no último domingo. O tradicional clube paulistano, que até 2013 disputava a elite do futebol nacional até ser rebaixado por uma punição do STJD, perdeu para a Desportiva Ferroviária por 1 a 0, em Cariacica (ES), e foi eliminada da Série D do Brasileirão. O último fracasso deixa o time, a princípio, “sem divisão” nacional em 2018.

A Portuguesa viajou ao Espírito Santo empolgada após vitória por 3 a 0 sobre o Bangu e recebeu o apoio de seus torcedores no aeroporto. O time tinha chances de avançar à próxima fase, mas o gol de Edinho, da Desportiva Ferroviária, decretou a eliminação da Lusa, que ainda terminou na lanterna do Grupo A13, com sete pontos. O time capixaba se classificava até os minutos finais, mas também foi eliminado graças a um gol do Campinense, que terminou na liderança da chave.

  • A Lusa, agora, só tem uma esperança de disputar um campeonato nacional em 2018: precisa vencer a Copa Paulista, que começa na próxima semana e dá ao campeão o direito de escolher entre uma vaga na Série D ou na Copa do Brasil do ano seguinte. A Portuguesa disputará a Série A 2 (segunda divisão) do Campeonato Paulista no próximo ano.

    A Portuguesa, que revelou grandes jogadores como Julinho Botelho, Djalma Santos, Dener, Zé Roberto, entre muitos outros, foi vice-campeã brasileira em 1996 e possui três títulos paulistas e dois do Rio-SP. O clube não disputa a Série A do Brasileirão desde 2013, quando foi rebaixada pelo STJD por causa da escalação irregular do meia Héverton – decisão que livrou o Fluminense do rebaixamento. Desde então, o clube acumulou rebaixamentos tanto no Estadual quando no Brasileirão. 

    Nas redes sociais, muitos fãs de futebol lamentaram a “morte” da Lusa:

    Continua após a publicidade
    Publicidade