Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Portuguesa e Cruzeiro duelam em busca da reabilitação no Brasileiro

Longe das vitórias nas últimas três rodadas do Brasileiro, Portuguesa e Cruzeiro se enfrentarão nesta quarta-feira em busca da reabilitação imediata na competição. Em seu retorno a São Paulo, a equipe lusitana clama para que o torcedor ignore o frio que atinge a capital e compareça em peso para empurrar o time diante dos comandados de Celso Roth, às 20h30 (de Brasília), no estádio do Canindé.

Mesmo com a sequência ruim de um empate e duas derrotas seguidas na competição nacional, a Lusa manteve o otimismo para esta partida. Jogadores e comissão técnica estão satisfeitos com o desempenho da equipe e esperam corrigir em seus domínios os erros que levaram o time aos fracassos nas últimas rodadas do torneio. Segundo o técnico Geninho, o principal deles concentra-se no setor ofensivo, mais especificamente na conclusão das jogadas ao gol.

‘Nós precisamos ter um pouco mais de tranquilidade e optar pela decisão certa na hora de concluir ao gol. Nos últimos jogos a gente criou muitas jogadas, mas os goleiros adversários foram muito bem. Nós não podemos ir contra a qualidade destes profissionais e temos jogadores experientes, que saberão fazer gols no momento que precisamos’, avaliou o comandante.

Assim como o seu comandante, Ananias também procurou fazer uma autocrítica ao ataque lusitano e admitiu que o seu desempenho e o de seus companheiros de posição deixou a desejar neste Brasileiro. ‘Criamos bastante e somos uma das equipes que mais finalizam, mas a bola não está entrando por detalhes. O time precisa ter mais calma e caprichar quando chega ao gol. Às vezes o time sente o fato de estar jogando a Série A e precisamos ter a consciência de que uma equipe não pode se dar ao luxo de desperdiçar tantos gols como nós.’

Visando uma mudança de postura da equipe, o Geninho confirmou que irá mexer novamente no companheiro de ataque de Ananias. Titular na derrota por 2 a 1 contra o Sport, Ricardo Jesus volta para o banco de reservas e cede o seu lugar a William Xavier. O atleta foi contratado para suprir a ausência de peças ofensivas da Lusa neste Brasileiro e terá na partida contra o Cruzeiro a chance de se firmar entre os principais nomes do elenco rubro-verde.

‘O William foi contratado para tentar resolver o nosso problema na frente. Eu já dei chances para todos e é uma questão de justiça promover a sua entrada entre os titulares. Ele só jogou 15 minutos até agora e é um atleta que vem treinando bem. A sua principal qualidade é colocar a bola nas redes e o time precisa disso. Estamos reclamando dessa nossa falta de gols e vejo nele uma boa chance de mudar esse panorama’, completou Geninho.

O técnico também promoverá a estreia de Ferdinando entre os titulares da Portuguesa. O atleta retornou de empréstimo junto com Héverton e entrou em campo durante o segundo tempo da partida contra o Sport. Dessa vez, o volante será colocado no lugar de Léo Silva, que recebeu o terceiro cartão amarelo na Ilha do Retiro e ficou impossibilitado de ser escalado nesta quarta-feira.

Enquanto o pensamento na Portuguesa é encerrar a escassez de gols e somar pontos para se afastar da 15colocação – o time contabiliza oito neste momento e apenas um o separa da degola – o Cruzeiro terá de conquistar uma vitória para se reaproximar do pelotão de frente da competição. A Raposa caiu para a décima posição do torneio e viu seus adversários abrirem vantagem ao ficar estagnada nos 14 pontos.

Além de ser derrotado nas partidas contra São Paulo, Internacional e Grêmio, o Cruzeiro sofreu oito gols e deixou os jogadores de defesa apreensivos. O volante Leandro Guerreiro ressaltou que o time mineiro começou bem o Brasileiro e apresentou atuações seguras nas primeiras rodadas. Entretanto, a ansiedade passou a atrapalhar o clube nos últimos duelos.

‘A gente vinha de uma defesa bastante coesa, fechada, principalmente nas primeiras rodadas. Agora está acontecendo o contrário. O Celso vem cobrando o time para não tomar gols nem nos treinos. A gente vem falhando ali atrás. Temos de trabalhar, não adianta abaixar a guarda. Somos todos culpados e precisamos voltar a vencer para colocar o Cruzeiro lá em cima novamente’, destacou o atleta.

Como dentro de campo o time não vem rendendo o esperado, Celso Roth deve mudar para o jogo contra a Lusa. Uma das novidades pode ser o lateral direito Ceará, que ainda não está 100% fisicamente. Embora o condicionamento do atleta não agrade a comissão técnica, as últimas atuações dos jogadores da posição irritaram o treinador e exigiram uma mudança estratégica.

Além da possível entrada de Ceará, a lateral esquerda também deve sofrer alterações. Vaiado na derrota por 3 a 1 para o Grêmio, o volante Everton não deve mais ser improvisado no setor. A dúvida do comandante celeste gira em torno de Diego Renan e Gilson, que não tiveram grandes oportunidades desde a troca de comando na Toca da Raposa.FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA X CRUZEIRO

Local: Estádio Canindé, em São Paulo (SP)

Data: 18 de julho de 2012 (quarta-feira)

Horário: 20h30 (horário de Brasília)

Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Bruno Boschilia (PR)

CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Léo, Mateus e Diego Renan (Gilson); Leandro Guerreiro, William Magrão, Tinga e Montillo; Borges e Wellington Paulista

Técnico: Celso Roth

PORTUGUESA: Dida; Gustavo, Lima e Rogério; Luís Ricardo, Guilherme, Ferdinando, Moisés e Marcelo Cordeiro; Ananias e William Xavier

Técnico: Geninho

*especial para a GE.Net