Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Portugal volta a encontrar a Bósnia em repescagem e tenta repetir Copa 2010

Por Da Redação 10 nov 2011, 14h46

Lisboa, 10 nov (EFE).- Bósnia e Portugal começam a lutar nesta sexta-feira por uma vaga na Eurocopa de 2012, como fizeram há dois anos para tentar chegar à Copa do Mundo de 2010, quando a seleção lusa, ainda com os brasileiros naturalizados Deco e Liédson no elenco, venceram os dois jogos e garantiram vaga na África do Sul.

Favoritos para um novo triunfo, os portugueses se viram obrigados a disputar a repescagem após uma campanha de recuperação no grupo H, que, no entanto, não foi suficiente para que Cristiano Ronaldo e companhia alcançassem a classificação direta. A equipe marcou 16 pontos, contra 19 da Dinamarca, pela qual foi derrotada na rodada final.

Os bósnios, que têm como maior estrela o atacante Edin Dzeko, do Manchester City, também fizeram um confronto direto no último jogo da fase anterior e chegaram a estar vencendo a França por 1 a 0, mas o empate em 1 a 1 beneficiou os ‘Bleus’, que ficaram com a vaga direta do grupo D.

Os antecedentes são favoráveis a Portugal, que há dois anos derrotaram a Bósnia por 1 a 0 em Lisboa e repetiram o placar em Zenica, com um gol salvador de Raúl Meireles.

Desta vez, o mando de campo será invertido. No entanto, apesar da necessidade de um bom resultado fora de casa, o principal destaque do noticiário relacionado à seleção lusa não envolve a partida desta sexta-feira, no estádio Bilino Polje, mas sim as declarações dadas pelo lateral José Bosingwa, que disse que não voltará a defender a equipe enquanto Paulo Bento for o treinador.

Bosingwa afirmou ao jornal ‘A Bola’ que o técnico é conflituoso e não está preparado para suportar a pressão do cargo que exerce. A polêmica lembra a surgida com o zagueiro Ricardo Carvalho, que em setembro abandonou a concentração por ter treinado entre os reservas.

Problemas à parte, Bento contará com quase todos os jogadores que mais convocou desde sua chegada. As exceções são o meio-campista Sílvio, do Atlético de Madri, e do atacante Danny, do Zenit São Petersburgo, ambos lesionados.

Assim, ele provavelmente repetirá o esquema 4-3-3, com o qual conquistou sete vitórias em dez partidas à frente da seleção. As dúvidas estão no companheiro de Raúl Meireles e João Moutinho no meio e de Cristiano Ronaldo e Nani no ataque. Ruben Micael e Hélder Postiga são os favoritos.

O técnico da Bósnia, Safet Susic, por sua vez, tem grandes problemas para formar a linha de defesa, já que Boris Pandza e Sasa Papac estão suspensos. Outro desfalque será o lateral-direito Mensur Mujdza, machucado.

Continua após a publicidade

O goleiro Kenan Hasagic e um dos destaques do time, o meia Miralem Pjanic, ex-Lyon e que atualmente defende a Roma, também vêm sentindo dores, mas não deverão ser problemas já para a partida de ida.

A Bósnia espera poder se vingar dos portugueses pela eliminação na repescagem para o Mundial e para isso conta com os gols de Dzeko, titular do City.

‘Não se deve pensar em nada mais que na vitória. Fico feliz por jogarmos o primeiro jogo em casa. O mais importante é conseguir um bom resultado, e isso, na minha opinião, é qualquer triunfo’, destacou Dzeko.

Nos outros confrontos da repescagem, a República Tcheca, vice-campeã da Euro em 1996, tentará sua quinta participação seguida no torneio enfrentando Montenegro, que busca fazer sua estreia. O primeiro jogo acontecerá no estádio Letná, em Praga.

Em Istambul, Turquia e Croácia repetirão o duelo das quartas de final da Euro-2008, enquanto na cidade de Tallinn, na Estônia, a equipe da casa começará a busca pela inédita classificação diante da Irlanda.

Prováveis escalações:.

Bósnia: Begovic; Jahic, Spahic, Mravac e Salihovic; Medunjanin, Rahimic, Pjanic, Misimovic e Ibisevic; Dzeko. Técnico: Safet Susic.

Portugal: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Raúl Meireles, João Moutinho e Ruben Micael; Cristiano Ronaldo, Nani e Hélder Postiga. Técnico: Paulo Bento.

Árbitro: Howard Webb (Inglaterra). EFE

Continua após a publicidade
Publicidade