Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Por Mandela, futebol e rúgbi compartilham o palco da Copa

<p>Seleções das duas modalidades vão jogar no mesmo dia no estádio Soccer City</p>

Por Da Redação Atualizado em 11 jan 2022, 21h22 - Publicado em 2 jul 2013, 10h49

Mandela aparece na cerimônia de encerramento da Copa de 2010, no Estádio Soccer City, em Johannesburgo
Mandela aparece na cerimônia de encerramento da Copa de 2010, no Estádio Soccer City, em Johannesburgo VEJA

Ambos os jogos acontecerão num estádio que tem um significado especial tanto para o esporte sul-africano como para o próprio Mandela

As seleções nacionais de futebol e rúgbi da África do Sul vão jogar no mesmo dia e no mesmo palco – o estádio que sediou a decisão da Copa do Mundo de 2010 – em tributo ao ex-presidente Nelson Mandela. Será a reunião dos dois esportes mais populares do país – duas modalidades que, nos tempos de Apartheid, retratavam a divisão racial do país (o futebol era um esporte praticado apenas pelos negros, enquanto o rúgbi era a preferência dos torcedores brancos). O anúncio do evento foi feito nesta terça-feira pelo Ministério do Esporte da África do Sul. O evento foi marcado para 17 de agosto, no FNB Stadium, conhecido também como Soccer City, em Soweto. Conforme o ministério, o objetivo da festa esportiva é comemorar e promover o legado de Mandela, de 94 anos, que está internado em estado grave em Pretória.

Leia também:

Leia também: Um final atribulado para Mandela

No evento de agosto, a seleção de futebol da África do Sul enfrentará Burkina Faso em amistoso. Já a seleção de rúgbi, conhecida como os Springboks, vai estrear no torneio Rugby Championship contra a Argentina. Ambos os jogos acontecerão num estádio que tem um significado especial tanto para o esporte sul-africano como para o próprio Mandela. Foi justamente nesse estádio onde Mandela fez seu primeiro discurso em Johannesburgo depois de ser libertado, em 1990. O Soccer City foi ainda o local onde Mandela fez sua última aparição pública, em 2010, minutos antes do pontapé inicial da final da Copa do Mundo, vencida pela seleção espanhola. Mandela sempre gostou muito de esporte e apoiou as conquistas sul-africanas na Copa do Mundo de rúgbi, em 1995, e na Copa Africana de Nações de futebol, em 1996.

Leia também:

Leia também: O sorriso de Mandela na final da Copa

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

https://youtube.com/watch?v=hoU3AN-gdeA%3Frel%3D0

Copa do Mundo de Rúgbi

https://youtube.com/watch?v=zGYRocQW9dY%3Frel%3D0

Copa Africana de Nações

https://youtube.com/watch?v=eXq7-hRbv9k%3Frel%3D0

Copa do Mundo de 2010

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade