PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Vini Jr.: Polícia espanhola toma decisão após crimes de ódio contra jogador

Jogador do Real Madrid e da seleção brasileira é o principal candidato à Bola de Ouro

Por Da Redação
Atualizado em 24 out 2024, 13h53 - Publicado em 24 out 2024, 09h17

Sem mencionar o nome de Vinícius Junior, a Polícia Federal da Espanha anunciou nesta quinta-feira, 24, nas suas redes sociais, que prendeu quatro dos principais responsáveis por uma campanha de ódio contra “um jogador de futebol”. Nas redes sociais, os detratores incitaram torcedores do Atlético de Madrid a proferir insultos racistas contra o brasileiro e a usar máscaras para dificultar a identificação dos criminosos.

A campanha teve início às vésperas do clássico do último dia 29 de setembro, quando Vini Jr. entraria em campo pelo Real Madrid contra o Atlético. Segundo a PF espanhola, a investigação começou em razão de três denúncias protocoladas por La Liga, entidade que rege o futebol no país.

O atacante, que também joga pela seleção brasileira e é o favorito à Bola de Ouro, premiação da revista francesa France Football que será entregue na segunda-feira 28, em Paris, tem sofrido uma sequência de insultos racistas desde que entrou para o time espanhol, em 2017. Em 2023, ele se tornou uma das principais vozes do mundo contra o racismo em campo, que, segundo ele, é frequente nos estádios espanhóis.

+“Racismo é crime”, diz Javier Tebas, presidente da LaLiga

A atuação, que reverberou na imprensa internacional, provocou as autoridades europeias a agir, o que tem levado a uma sequência de punições. Em setembro, a Justiça de Palma, na Espanha, sentenciou um torcedor do Mallorca por episódios de racismo contra Vini Jr. e Samu Chukwueze. Segundo o comunicado do Real Madrid, na época, esse foi o terceiro caso de pena por insultos racistas nos últimos meses. Em junho, três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de detenção pelos episódios ocorridos no Mestalla. Além disso, um adolescente também envolvido em ofensas do tipo aceitou realizar atividades socioeducativas após xingamentos feitos na partida entre Mallorca e Real no estádio Son Moix, em abril de 2024.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.