Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pistorius também competirá nos 400m na Olimpíada

Por AE-AP

Johannesburgo – O revezamento 4×400 metros não será a única prova que contará com a participação de Oscar Pistorius na Olimpíada. Nesta quarta-feira, em uma surpreendente decisão de última hora, o Comitê Olímpico Sul-Africano e a federação nacional de atletismo autorizaram o atleta, que teve as duas pernas amputadas, a participar da prova dos 400 metros.

O comitê havia anunciado previamente, também nesta quarta, que Pistorius correria o revezamento. O presidente do comitê olímpico, Rubby Reddy, disse que a federação solicitou uma autorização para que Pistorius corra os 400 metros, ainda que não tenha alcançado o índice olímpico na sua última tentativa. “Já que estará lá (em Londres), nossa decisão é que pode correr ambas”, disse Reddy. “Não há motivos para que não o faça”.

“Hoje é um dos melhores dias da minha vida”, comentou o atleta sul-africano de 25 anos, que corre auxiliado por próteses de fibra de carbono. “É uma grande honra ter sido escolhido para representar a delegação sul-africana nos Jogos Olímpicos de Londres nos 400 metros e no revezamento 4×400, e estou muito contente porque finalmente deram frutos os anos de árduo trabalho, determinação e sacrifício”.

O multicampeão paralímpico, que teve as pernas amputadas quando tinha apenas 11 meses, será uma das principais atrações da Olimpíada de Londres. Pistorius já havia feito história no ano passado ao se classificar para o Mundial de Atletismo em Daegu, na Coreia do Sul, onde chegou até as semifinais e ganhou a medalha de prata com a equipe sul-africana no revezamento 4×400 metros.