Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pistorius disputará os Jogos de Londres

O atleta sul-africano Oscar Pistorius será o primeiro atleta com dupla amputação a disputar os Jogos Olímpicos, depois que foi incluído na equipe sul-africana do revezamento 4×400 metros para Londres-2012. Ele também foi autorizado pelo Comitê Olímpico do país a disputar a prova dos 400 metros.

Na sexta-feira passada, Pistorius fracassou na tentativa de obter a classificação para a prova dos 400 metros rasos. Ele completou a final da distância no campeonato africano, disputado no Benin, em segundo lugar com o tempo de 45.52, mas o índice olímpico era de 45.30.

Pistorius completou a prova com o tempo de 45.20 em um meeting em Pretoria em março, mas não conseguiu repetir a marca em um evento internacional, um requisito para ser convocado para a equipe sul-africana.

No entanto, após um pedido da Federação Sul-Africana de Atletismo, o Comitê Olímpico do país autorizou a participação de Pistorius na prova individual em Londres.

Conhecido como ‘Blade Runner’ ou ‘o homem mais rápido sem pernas’, Pistorius integrou o revezamento sul-africano do 4x400m que conquistou a medalha de prata no Mundial de 2011 na Coreia do Sul, apesar de não ter disputado a final.

Pistorius usa pernas artificiais de fibra de carbono e foi aceito em competições oficiais a partir de 2008, quando o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) rejeitou um recurso da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), que alegava que as pernas artificiais representavam uma vantagem injusta.

Depois dos Jogos Olímpicos de Londres, Pistorius disputará os Jogos Paralímpicos na capital britânica (29 de agosto a 9 de setembro) e será uma da grandes estrelas do evento.