Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pirelli apresenta pneus para temporada 2012 em Abu Dhabi

Adrian R. Huber.

Abu Dhabi, 25 jan (EFE).- A Pirelli, fornecedor exclusivo de pneus para o campeonato de Fórmula 1, apresentou nesta quarta-feira as novidades para temporada 2012, que começa em 18 de março em Melbourne, na Austrália.

Entre as mudanças anunciadas estão modificações nos pneus macios e nos usados em pista molhada, somente o pneu intermediário continuará sendo o mesmo do ano passado.

Os lançamentos foram revelados nesta quarta-feira em entrevista coletiva comandada pelo presidente da companhia italiana, Marco Tronchetti; que estava acompanhado pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Maurizio Boiocchi; e pelo diretor Esportivo, o britânico Paul Hembery.

Os novos pneus têm ‘perfil mais agressivo’, com o objetivo de reduzir os riscos de degradação e ampliar a durabilidade, tornando-os ‘mais competitivos’, definiu Hembery nesta manhã em Abu Dhabi.

As inovações para 2012 incluem mudanças nos nomes e, especialmente, nas cores, que serão mais fortes para facilitar a visualização do espectador.

Os pneus para chuva, os ‘Cinturato’ – recuperando a denominação dos usados na estreia em 1951 do argentino Juan Manuel Fangio – serão marcados por uma linha azul, no caso de chuva intensa, e verde, para o pneu intermediário de chuva.

Já os quatro pneus para pista seca vão continuar com o nome de ‘P Zero’, mantendo as mesmas cores do ano passado. Os duros terão uma linha prateada; os médios, branca; e o amarelo será a cor de identificação dos pneus macios, enquanto os ‘supermacios serão marcados pela cor vermelha.

São estes últimos, normalmente utilizados em circuitos urbanos, os que não mudarão com relação ao ano passado. Os responsáveis da Pirelli esperam que os ‘P Zero’ amarelos sejam ainda mais macios e sofram menos ‘blistering’ – degradação. De acordo com a empresa, o pneu médio (‘P Zero’ macio) será ‘extremamente versátil’, encaixando-se ‘a qualquer condição’, e o duro será ‘firme, mas não inflexível’.

A empresa italiana escolheu para a apresentação dos lançamentos o circuito de Yas Marina – uma moderna pista de 5.554 metros, com uma grande reta, de 1,2 mil metros -, onde há três anos é disputado o Grande Prêmio dos Emirados Árabes Unidos de Fórmula 1.

Nesta quarta-feira, quem demonstrou os novos pneus foi o russo Vitaly Petrov, que hoje foi apresentado pela Pirelli como piloto de testes em uma cerimônia que contou com a presença da modelo italiana Bianca Balti e da modelo e atriz espanhola Inés Sastre.

Hembery brincou sobre a contratação de Petrov dizendo que ‘durante a temporada ele vai tentar alcançar as meninas nas corridas de kart’.

Falando sério explicou que outro objetivo na temporada será ‘a redução da distância’ por volta entre os diferentes compostos, que no ano passado oscilou entre 1,2 e 1,8 segundos. EFE