Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Pior seleção do mundo’ perde por 46 a 0 e pede ajuda à Fifa

Equipe da Micronésia levou 114 gols em três partidas e se despediu dos Jogos do Pacífico. Técnico pede que time seja reconhecido pela federação asiática para se desenvolver

A seleção da Micronésia, uma região do Oceano Pacífico formada por centenas de pequenas ilhas, não foi nada bem em sua estreia nos Jogos do Pacífico, realizado em Papua Nova Guiné. Nesta terça-feira, a equipe perdeu por nada menos que 46 a 0 para a seleção de Vanuatu e se despediu do torneio com 114 gols sofridos – antes, perdeu por 38 a 0 para Fiji e por 30 a 0 para o Taiti.

O técnico da Micronésia, o australiano Stan Foster, disse que foi uma partida de “meninos contra homens” e pediu à Fifa que reconheça a equipe oficialmente, para que o país entre no ranking da entidade, o que abriria a porta para uma ajuda técnica. “Espero que a Fifa venha na próxima semana para uma inspeção e possamos nos afiliar à Ásia. Se isto acontecer, poderemos atrair assistência técnica e tudo o que virá com isto. Será um grande estímulo”, afirmou.

Os organizadores afirmaram que esta foi a maior goleada da história do futebol mundial, superando com folgas o triunfo de 31 a 0 da Austrália sobre Samoa em 2001. No entanto, a Micronésia não é membro da Fifa e o torneio é da categoria Sub-23, e por isso o resultado não será registrado como um recorde oficial.

(com agência France-Présse)