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Pilotado por brasileiro, projeto de carros inteligentes entra no Guinness

Roborace, empresa comandada pelo piloto Lucas Di Grassi, estabeleceu a maior velocidade de um veículo de inteligência artificial

A empresa Roborace, sediada na Inglaterra e que tem como CEO o piloto brasileiro Lucas Di Grassi, celebra um feito histórico para o desenvolvimento de carros de corrida inteligente: entrou no Guinness Book, o livro dos recordes, ao alcançar a maior velocidade de um automóvel sem motorista e totalmente conduzido por um computador, sem qualquer interferência externa.

Nas medições registradas pelo Guinness, na pista do aeroporto de Elvington, na Inglaterra, o Robocar, versão de desenho ousado que lembra um torpedo, atingiu a média de 282,42 km/h.  Desde seu lançamento em março de 2017, o Robocar e sua versão de desenvolvimento Devbot (sigla de Development Robot, ou robô de desenvolvimento) vêm recebendo inovações e melhorias constantemente.

A meta da empresa é lançar em breve o primeiro campeonato de corridas de carros autônomos. “Será uma inédita “parceria” homem-máquina inteligente em uma competição. Haverá um piloto humano que conduzirá o carro na primeira parte da prova. Depois, a inteligência artificial completará a corrida sozinha, com o que aprendeu nas voltas executadas pelo piloto”, explica Di Grassi, campeão da Fórmula E (de carros elétricos), com passagem pela Fórmula 1 e pela FIA WEC. A Roborace já realiza provas experimentais e de demonstração.

Em 2018, o bólido alcançou outro marco importante para a história dos carros autônomos: tornou-se o primeiro a completar o percurso da tradicional prova de subida de montanha de Goodwood, também na Inglaterra. “Em um futuro não muito distante, os carros autônomos poderão atingir grandes velocidades e com muita segurança”, diz Di Grassi.

“Este recorde é um marco importante, mas certamente é algo inicial em termos de façanhas que veremos nos próximos anos. Por trás do objetivo das corridas está a verdadeira razão de existir da Roborace: criar um ambiente de aceleração do desenvolvimento das tecnologias ligadas aos veículos autônomos. Mais do que uma oportunidade de demonstrar o que fizeram, as fábricas participantes poderão comparar e aprimorar seus produtos. E isso traz benefícios para todos”, resume Di Grassi.

O Robocar conta com 700cv distribuídos em quatro motores elétricos posicionados nas suas rodas. O fato de não precisar de cockpit ou de elementos como volante de direção e bancos ajudou bastante no desenvolvimento aerodinâmico do projeto, de forma que o design pôde assumir a forma mais orgânica e aerodinâmica possível, com linhas cilíndricas. A bateria gera 655 kilowatts, ou cerca de 900cv. “Potencialmente, ele tem capacidade para andar muito mais rápido. Isso vai acontecer aos poucos”, completa Di Grassi.

Modelo Robocar, da Roborace Modelo Robocar, da Roborace

Modelo Robocar, da Roborace (Roborace/Divulgação)

Comentários

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  1. Nossa, que orgulho!

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  2. Luiz Chevelle

    Que coisa mais sem graça. Carro sem piloto.

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