Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pesquisa comprova: Timão é o maior rival dos torcedores brasileiros

A poucas horas da final da Copa Libertadores, não são apenas as torcidas de Corinthians e Boca Juniors na expectativa pelo duelo no Pacaembu. Os torcedores dos demais times do Brasil também anseiam pela partida com o objetivo de ‘secarem’ o time paulista, que, de acordo com pesquisa realizada pela Stochos Sports & Entertainment, é a equipe com mais torcida contra no País.

‘O Corinthians está no maior mercado do Brasil e, consequentemente, bate de frente localmente com outras grandes potências, como São Paulo, Palmeiras e Santos. Isso somado à sua gigante torcida e ao seu número expressivo de conquistas, especialmente nas últimas décadas, monta este cenário de grande rivalidade’, afirma César Gualdani, sócio-diretor da Stochos Sports & Entertainment.

Os dados, pesquisados com 8.291 pessoas em todos os Estados incluindo o Distrito Federal, mostram que uma em cada cinco pessoas que acompanham o futebol no país torcem pelo fracasso do Alvinegro da capital de São Paulo.

Como a tradição aponta, entre os palmeirenses a ‘secação’ é quase unanimidade: 85% dos alviverdes veem o Timão como seu maior rival. Entre são-paulinos e santistas as proporções são de 73% e 67%, respectivamente. A rivalidade entre Corinthians e Palmeiras segue como a mais forte. 47% dos seguidores de São Jorge enxergam o antigo Palestra Itália como seu grande rival. O São Paulo vem logo atrás com 23% e o Santos com 14

Mas não é só entre os paulistas que o Corinthians mantém certa oposição. Dentre os cariocas, os flamenguistas, tricolores e vascaínos consideram o Timão um rival maior do que o Botafogo. No caso do Vasco, por sinal, logo após a esmagadora maioria de antiflamenguistas (85%), os anticorintianos somam 3,8%, mais do que a soma daqueles que não gostam do clube da Estrela Solitária (1,3%) e do Tricolor (1,3%). Dentre os rubro-negros, o clube fica como o terceiro rival, apenas 0,1% atrás dos que não gostam do Fluminense.

Maior campeão Paulista e dono de cinco títulos brasileiros, o Corinthians luta a partir de 22 horas (de Brasília) desta quarta-feira por sua primeira taça de Copa Libertadores da América. O adversário Boca Juniors, por sua vez, soma seis conquistas no torneio e pode se tornar o maior vencedor ao lado do compatriota Independiente nesta noite.