Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Partida de Copa inglesa suspensa após jogador desmaiar em campo

A partida deste sábado entre o Tottenham e o Bolton, válida pela quartas de final da Copa Inglesa, foi suspensa após o volante congolês naturalizado inglês Fabrice Muamba, do Bolton, desmaiar em campo no fim do primeiro tempo, uma situação que chegou a provocar alarme, só dissipado após o hospital informar que o jogador se encontra estável.

Segundo informações transmitidas pela emissora Sky Sports, citando fontes do hospital London Chest, os médicos emitiram um diagnóstico mais tranquilizador, destacando que o jogador consegue respirar sem ajuda.

“Que bom escutar que Muamba está bem. Espero que se recupere logo”, escreveu o astro do Manchester United, Wayne Rooney, em sua conta no microblog Twitter.

“Parece que Muamba se encontra estável! Fico muito feliz, grande notícia”, escreveu o argentino Pablo Zabaleta, do Manchester City, somando-se às mensagens de apoio de outros jogadores como o brasileiro Lucas Leiva e os holandeses Robin Van Persie e Nigel De Jong.

A partida foi interrompida por alguns minutos, antes de ser definitivamente suspensa pelo árbitro Howard Webb. Ambas as equipes estavam empatadas em 1 a 1.

O jogador do Bolton, nascido em Kinshasa há 23 anos, caiu no chão em White Hart Lane sem ter qualquer jogador ao seu lado no fim do primeiro tempo.

Vários socorristas tentaram reanimar o jogador, que atuou na seleção sub 21 da Inglaterra, antes de ele ser retirado do gramado e levado ao hospital.

Após vários minutos de espera, o árbitro pediu aos jogadores que deixassem o gramado e, através do sistema de som do estádio, foi anunciada a suspensão do jogo.

Vários jogadores das duas equipes choravam diante da gravidade da situação e os torcedores gritavam, em coro, o nome de Muamba, enquanto ele era atendido.

“Estou rezando por você. Espero que tudo corra bem. Meus pensamentos estão com ele e com sua família”, escreveu no Twitter seu colega de equipe, Stuart Holden, assustado antes da notícia tranquilizadora do hospital.

O ex-jogador do Liverpool John Barnes, comentarista da ESPN, percebeu imediatamente a gravidade da situação. “Em vista da reação dos jogadores das duas equipes, parece que a coisa é bastante séria”, afirmou.

O ex-técnico inglês Kevin Keegan, que também comentava a partida, não conseguia esconder a preocupação.

“Jermain Defoe (atacante do Tottenham) parecia destruído. Os torcedores estão em choque. Nunca tinha visto algo assim em um campo de futebol. Nosso coração está com sua família”, declarou.

Vários jogadores ingleses também demonstraram preocupação em um primeiro momento, com o zagueiro do Manchester United, Rio Ferdinand. “Vamos, Fabrice Muamba! Estou rezando por você”, escreveu nas redes sociais.

O meia do Arsenal, Jack Wilshere, que jogou com Muamba como ‘emprestado’ para o Bolton, também se expressou neste sentido. “Espero que Muamba esteja bem. Meus pensamentos estão com ele”, afirmou.

O técnico do Bolton, Owen Coyle, e o capitão da equipe, Kevin Davies, teriam ido ao hospital para tomar conhecimento do estado de saúde de Muamba.

As quartas de final da Copa inglesa continuam no domingo com a partida entre o Chelsea e o ‘segundo colocado’ Leicester, e o confronto entre Liverpool e Stoke.