Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Parte da Arena Palmeiras desaba. Há um morto e um ferido

Um desabamento na obra da Arena Palmeiras, na Zona Oeste de São Paulo, matou um operário e deixou outro ferido, na manhã desta segunda-feira. O acidente ocorreu onde será erguida a nova arquibancada, que será montada sobre a estrutura da antiga, na área em frente à Avenida Francisco Matarazzo. Seis viaturas do Corpo de Bombeiros foram para o local. O operário ferido seguiu para um pronto-socorro da Santa Casa com ferimentos na testa e no braço. O corpo do outro operário, Carlos de Jesus, 34 anos – morto na hora – continuava no local esperando as perícias legais.

Segundo um operário, três vigas caíram em efeito dominó onde haviam cinco pessoas. Três conseguiram correr e escapar, mas as outras duas foram atingidas. A ordem agora é ninguém sair de dentro da área da Arena e todos os funcionários estão proibidos de dar entrevista.

Leia também:

Arena Palmeiras: o estádio que ajudará a reconstruir o time

Prepare o bolso: os elefantes brancos estão à solta no país

Três anos depois, África do Sul tem manada de elefantes brancos

O tenente-coronel Nilton Miranda disse que as obras estão paralisadas por tempo indeterminado do eixo 20 a 38, numa área de 4.800 metros. O coordenador-geral da Defesa Civil de São Paulo, coronel Jair Paca de Lima, disse que a interdição ocorre porque há risco de novo colapso das vigas e a área só será liberada após laudos da WTorre serem aprovados pelo órgãos da prefeitura. Hoje a obras ficarão paralisadas, mas neste terça o turno da manhã trabalha normalmente nos outros setores da Arena.

A nova Arena começou a ser construída em 2010 pela WTorre, com a demolição de parte do antigo estádio. Com mais de 45.000 lugares cobertos, camarotes, restaurante panorâmico e centro de convenções, a nova casa palmeirense tem planos de abrigar grandes espetáculos da cidade. A previsão é entregar a Arena no fim de 2013.

Leia também:

As capitais dos estádios vazios – e as cidades que mereciam as vagas delas

Na capital federal, nasce o principal elefante branco da turma de 2014

A ilusão das ‘arenas multiuso’, que só dão lucro nas metrópoles

Como ganhar dinheiro com um estádio – a lição dos grandes da Europa

Por enquanto, a construtora emitiu uma nota. A íntegra:

A WTorre Engenharia e Construção S/A lamenta informar que na manhã desta segunda-feira um acidente nas instalações da Nova Arena Palmeiras causou a morte de um operário vinculado a uma das empresas prestadoras de serviço no empreendimento. Na oportunidade, um outro trabalhador teve escoriações leves e está sob cuidados médicos.

A WTorre Engenharia e Construção S/A já colocou à disposição dos familiares das vítimas todo a assistência necessária.

As causas do acidente estão sob investigação, e ainda não é possível apontar os motivos da ocorrência.

Tão logo tenha informações mais detalhadas sobre o fato, a WTorre Engenharia e Construção S/A vai torná-las disponíveis à opinião pública.”