Clique e assine a partir de 9,90/mês

Paris lança candidatura à Olimpíada de 2024 – por metade do valor da Rio-2016

Capital francesa pretende gastar seis bilhões de euros na organização dos Jogos

Por Da Redação - 14 abr 2015, 09h17

A câmara de vereadores da capital francesa confirmou, nesta segunda-feira, a candidatura da cidade à sede dos Jogos Olímpicos de 2024. O projeto custará seis bilhões de euros (19,8 bilhões de reais), quase metade do orçamento da Rio-2016, que é de 11,4 bilhões de euros (ou 37,3 bilhões de reais).

Leia também:

Rio-2016: projeção coloca Brasil na 8ª posição do quadro de medalhas

Brasil já tem mais da metade das vagas garantidas

A 500 dias da Olimpíada, Rio acelera obras

Rio-2016 divulga calendário de eventos-teste dos Jogos

Frente aos recentes excessos na organização de Jogos Olímpicos de verão e de inverno, Paris prometeu organizar competições com extremo rigor orçamentário. O exemplo de Sochi, sede da Olimpíada de Inverno de 2014, na Rússia, que gastou 37 bilhões de euros (121 bilhões de reais), pesou para que o Comitê Francês do Esporte Internacional (CFSI) pensasse em um investimento reduzido.

No caso de Paris, o maior investimento, de 3,2 bilhões de euros, será aplicado na organização dos Jogos e será financiado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), pela bilheteria e pelos patrocínios e eventos de marketing. Os demais três bilhões de euros serão de investimentos em infraestrutura pública, transportes e instalações. Além de Boston, Paris terá como concorrentes cidades como Roma, na Itália, e Hamburgo, na Alemanha. A decisão será tomada em 2017, em Lima, no Peru, durante a 130ª sessão do COI.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade