Clique e assine a partir de 9,90/mês

Para quem ficou de fora, há esperança: a lista de suplentes

Felipão deverá anunciar mais sete jogadores no dia 13, e eles poderão entrar no grupo dos 23 mesmo sem que ninguém se machuque - basta o treinador querer

Por Da Redação - 7 Maio 2014, 11h56

Para alguns jogadores, o sonho da Copa do Mundo não acabou nesta quarta-feira – mesmo ausentes da lista anunciada por Luiz Felipe Scolari nesta quarta-feira, eles ainda ficam na expectativa pela inclusão na relação de sete suplentes que será entregue à Fifa nas semanas que antecedem a competição. Esse grupo não precisa nem sequer torcer para que um dos companheiros se machuque antes da Copa – algo que, diga-se, é relativamente frequente no histórico do Brasil antes de cada Mundial. Mesmo sem nenhuma lesão grave de um jogador importante (toc-toc-toc), a troca é possível – desde que Felipão avalie que algum atleta não correspondeu às expectativas nos treinos. Pelo que se conhece do treinador gaúcho, entretanto, trata-se de uma hipótese remota: Scolari gosta de transmitir confiança ao grupo e preservar a união da equipe, e um corte repentino, às vésperas da estreia, certamente seria uma turbulência indesejável. Ainda assim, acredita-se que os atletas que podem figurar nessa “fila de espera” permanecerão de prontidão até o Mundial.

Algo semelhante já ocorreu na Copa passada, na África do Sul-2010, quando a convocação também teve trinta nomes pré-selecionados antes do corte final para 23. A Fifa receberá a lista ampliada de cada seleção até 13 de maio, e a inscrição final, restrita aos 23 que vão de fato disputar o torneio, precisa chegar até dia 2 de junho. No caso da seleção brasileira, o suspense vai durar mais quase uma semana a partir da convocação desta quarta. De acordo com o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, Felipão divulgará a lista dos sete suplentes no dia 13, no fim do prazo da Fifa. Eles ficarão de sobreaviso como possíveis substitutos dos 23 escolhidos para o Mundial. Até o início de junho, eles estarão aptos a entrar no grupo da Copa. No último Mundial, os sete suplentes escolhidos pelo técnico Dunga foram Alex, Marcelo, Sandro, Paulo Henrique Ganso, Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli e Carlos Eduardo. Sem problemas na concentração para o torneio, Dunga não precisou trocar nenhum atleta. A apresentação do grupo de Felipão está marcada para 26 de maio.

Leia também:

Nas últimas listas das Copas, Brasil teve poucas surpresas

Continua após a publicidade

Antes de revelar lista, Felipão reza à sua santa de devoção

Publicidade