Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Palmeiras vence de virada e antecipa classificação

Por Felipe Mendes

São Paulo – O Palmeiras levou um susto nesta quarta-feira, mas conseguiu antecipar sua vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Jogando fora de casa, o time paulista saiu atrás no placar e precisou mostrar poder de reação para vencer o Horizonte-CE por 3 a 1, vantagem de dois gols necessária para eliminar a partida da volta, em São Paulo.

Já garantido na próxima fase, o Palmeiras aguarda o confronto entre Ceará e Paraná para conhecer seu próximo adversário na Copa do Brasil. As oitavas de final terão início a partir do dia 25, com jogos também nos dias 2 e 9 de maio.

Antes do próximo duelo na competição nacional, o Palmeiras voltará a campo no domingo para o jogo contra o Guarani, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela 18ª rodada do Campeonato Paulista.

O destaque desta noite foi o zagueiro Leandro Amaro, que surpreendeu ao marcar dois gols. O outro veio dos pés de Maikon Leite, preterido pelo técnico Luiz Felipe Scolari, que começou a partida com Wesley no ataque. Leite só entrou no segundo tempo e deu boa contribuição para a classificação palmeirense.

O JOGO – Franco favorito, o Palmeiras fez o que se esperava dele no primeiro tempo. Tomou a iniciativa da partida, criou as primeiras oportunidades de gol e mostrou maior volume de jogo. Foram três bons lances antes de completar dez minutos. Em duas cabeçadas, Daniel Carvalho levou perigo aos 5 e aos 9. Na sequência, Wesley bateu rasteiro de fora da área, à esquerda do goleiro.

Mas, contrariando as expectativas, o Palmeiras cedeu espaço e viu o rival abrir o placar em contra-ataque, aos 17. Em levantamento na área, André Cassaco cabeceou para trás, Leandro Amaro rebateu para dentro da área e a bola sobrou para Mateus, que bateu rasteiro no canto: 1 a 0.

Assustado com o gol, o Palmeiras partiu para o ataque e passou a pressionar os donos da casa. Aos 20, Marcos Assunção bateu falta com perigo e mandou rente ao travessão. Aos 31, Cicinho desperdiçou grande chance ao tabelar com Daniel Carvalho e, dentro da pequena área, finalizar para fora.

O empate só veio aos 33. Leandro Amaro deixou a zaga para subir no meio da defesa do Horizonte e cabecear para as redes. O gol deixou a partida mais movimentada, com bons lances para os dois lados.

O bom ritmo, no entanto, não resistiu ao intervalo. Os dois times voltaram mais lentos no segundo tempo, tornando o jogo morno. Felipão resolveu mudar a equipe e trocou Wesley por Maikon Leite e Ricardo Bueno por Barcos. Mas a virada não veio dos pés dos atacantes. Leandro Amaro, mais uma vez, reforçou o ataque com outra cabeceada certeira, desta vez após cobrança de falta na área, aos 22.

Melhor em campo, o Palmeiras registrava até 72% de posse de bola e praticamente não era ameaçado pelo Horizonte. Assim, o terceiro gol não demorou para sair. Aos 26, Maikon Leite tabelou com Ricardo Bueno e encheu o pé da entrada da área: 3 a 1. Era a vantagem necessária para o Palmeiras eliminar o jogo da volta e selar sua classificação para as oitavas de final.

FICHA TÉCNICA:

HORIZONTE-CE 1 X 3 PALMEIRAS

HORIZONTE-CE – Jefferson; João Paulo (Jean), Douglas, Albano, Jhony; Válter, Mateus, Rafael Thuca (Da Silva) e Elanardo (Wanderley); André Cassaco e Vanger. Técnico: Roberto Carlos.

PALMEIRAS: Deola; Cicinho, Leandro Amaro, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor, Daniel Carvalho (Pedro Carmona) e Wesley (Maikon Leite); Barcos (Ricardo Bueno). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

GOLS – Mateus, aos 17, e Leandro Amaro, aos 33 minutos do primeiro tempo. Leandro Amaro, aos 22, e Maikon Leite, aos 26 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Marcos Assunção, Juninho, Mateus, Barcos, Douglas.

ÁRBITRO – Wilton Pereira Sampaio (GO).

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio Horácio Domingos de Souza, em Horizonte (CE).