Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Palmeiras perde e pega Santos nas quartas de final

Terceira posição do alvindegro na tabela garante duelo na Vila Belmiro

O Palmeiras perdeu por 2 a 1 para o Ituano, em Itu, em partida válida pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. Com todos os gols marcados no segundo tempo e o decisivo feito pela equipe do interior aos 46 minutos, o alviverde terminou em sexto lugar na competição e pegará agora o Santos, fora de casa, pelas quartas de final. Ameaçado pelo rebaixamento, o Ituano venceu de forma dramática, se salvou da queda com muita luta e graças a duas falhas do goleiro palmeirense Bruno, que substituiu o contundido Fernando Prass logo nos primeiros minutos de jogo. Pela equipe do interior, Fernando Gabriel e Marcão fizeram os gols. Pelo lado do alviverde, apenas Tiago Real marcou.

Leia também:

Palmeiras goleia o Guarani pelo Campeonato Paulista

Em busca de vaga no G4, o Palmeiras decidiu entrar em campo com alguns jogadores que vêm atuando na equipe titular. Em virtude da maratona de jogos, que envolve também a Copa Libertadores, o técnico Gilson Kleina poupou, no entanto, o meia Ronny e os volantes Márcio Araújo e Marcelo Oliveira. O zagueiro André Luiz, o lateral-direito Ayrton e o volante Charles não jogaram por estarem suspensos com três cartões amarelos. De fora, em recuperação de contusão, ainda ficaram os meias Valdivia e Patrick Vieira, o atacante Kleber e o zagueiro Leandro Amaro.

O time alviverde praticamente dominou a partida, mas foi o Ituano que marcou o primeiro gol aos 24 minutos do segundo tempo. Numa falta cobrada por Fernando Gabriel, o goleiro Bruno estava mal posicionado e foi encoberto pela bola, lembrando seus piores momentos do Brasileirão do ano passado. A resposta da equipe paulistana veio logo em seguida, aos 25, com o meia Tiago Real. Ele recebeu a bola na entrada da grande área e mandou um chute forte, sem chances para Anderson: 1 a 1.

Desesperado e lutando muito para não cair para a série A-2, o Ituano pressionou demais nos minutos finais, com várias jogadas de perigo para a defesa palmeirense. A luta dramática foi compensada aos 46 minutos, com nova falha de Bruno, que aos 44, havia feito uma defesa milagrosa. Depois de um chute forte de Fernando Gabriel, o goleiro alviverde espalmou a bola para o centro, em vez de mandá-la para o lado. De cara para o gol, Marcão, que havia entrado poucos minutos antes, não vacilou e marcou o segundo gol do Ituano, decretando o placar final do jogo e uma verdadeira histeria na torcida local.

Outros jogos – Já o Santos fez sua lição de casa, batendo o Penapolense por 2 a 1, na Vila Belmiro, e se garantiu entre os quatro primeiros colocados da fase de classificação do campeonato. Com gols de André e Cícero, o time de Muricy Ramalho encerrou a primeira fase com 39 pontos.

Na mesma rodada, o Corinthians não encontrou dificuldade para vencer o Atlético Sorocaba por 2 a 0. Com a vitória, o time encerra a primeira fase da competição na quinta colocação, com 35 pontos, e terá pela frente nas quartas de final a Ponte Preta, mesmo adversário que o eliminou nas quartas do ano passado. Como a partida acontecerá no Moisés Lucarelli, a equipe do técnico Tite não voltará a atuar no Pacaembu pelo Paulista se for eliminada. O São Paulo não teve a mesma sorte, e perdeu para o Mogi Mirim no Estádio Romildo Ferreira por 1 a 0, com gol de Roger.

Com esses resultados, as quartas de final do Campeonato Paulista vão contar com um único clássico: Santos x Palmeiras. O duelo vai acontecer na Vila Belmiro, uma vez que o time alvinegro terminou a primeira fase do campeonato em terceiro lugar na tabela, enquanto o rival ficou apenas com a sexta colocação. Em caso de empate, o semifinalista será escolhido em uma disputa de pênaltis.

Veja os jogos da próxima rodada do Paulistão:

São Paulo x Penapolense (Morumbi)

Mogi Mirim x Botafogo (Romildo Ferreira)

Santos x Palmeiras (Vila Belmiro)

Ponte Preta x Corinthians (Moisés Lucarelli)

(Com Estadão Conteúdo)