Clique e assine com até 92% de desconto

Palmeiras derrota Botafogo em estreia na Sul-Americana

Por Da Redação 1 ago 2012, 23h51

Por Felipe Rosa Mendes

São Paulo – Irregular no Brasileirão, o Palmeiras não decepcionou em sua estreia na Copa Sul-Americana. Jogando em Barueri, o time de Luiz Felipe Scolari derrotou o Botafogo por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, e abriu boa vantagem no confronto que vale vaga nas oitavas de final. Barcos foi o autor dos gols da partida.

O jogo da volta será disputada somente no dia 22 deste mês, em local ainda a ser definido. Palco dos jogos do Botafogo, o Engenhão está fechado provisoriamente por causa do desgaste excessivo do gramado.

Com duas derrotas seguidas nas costas, pelo Brasileirão, o Palmeiras voltou a fazer uma boa apresentação, contando com os retornos de Marcos Assunção e Maurício Ramos. Por outro lado, jogou sem Valdivia, machucado, e não contou com Felipão no banco.

O treinador preferiu assistir ao jogo das tribunas para evitar atritos com o bandeirinha Roberto Braatz, com quem já teve problemas em jogos anteriores. Flávio Murtosa comandou a equipe da beira do gramado. O Botafogo, por sua vez, não teve Seedorf no meio-campo. O holandês foi poupado para a sequência do time no Brasileirão.

O JOGO – A partida desta quarta foi disputada na Arena Barueri, mas parecia o Engenhão nos primeiros minutos, a julgar pelo domínio do Botafogo. Mesmo sem Seedorf, a equipe carioca tomou a iniciativa do jogo e não teve problemas para envolver o meio-campo palmeirense.

Acuado, o time paulista precisou se segurar na defesa para evitar o gol do rival. Foram pelo menos duas boas chances antes nos primeiros 20 minutos. Aos 17, Andrezinho acertou o travessão. Na sequência, Vítor Júnior desperdiçou grande chance, de frente para Bruno, ao mandar para fora.

Enquanto o Botafogo chegava ao ataque com facilidade, o Palmeiras avançava aos trancos e barrancos. As melhores chances de gol surgiam em cobranças de falta de Marcos Assunção. O volante, porém, estava pouco inspirado. Desperdiçou três finalizações nas arquibancadas.

A fraca atuação palmeirense motivou Felipão – nas tribunas, enquanto Flávio Murtosa ficou no banco – a fazer a primeira mudança aos 39 minutos da etapa inicial. Obina entrou no lugar de Mazinho. No começo do segundo tempo, Fernandinho entrou na vaga de Maikon Leite.

Depois da mudança no setor ofensivo, o Palmeiras abriu o placar logo no primeiro minuto da segunda etapa. Artur cruzou da direita e Barcos, dentro da área, ajeitou com tranquilidade e bateu colocado no canto.

Embalado, o Palmeiras começou a funcionar com sua nova dupla de ataque. Aos 17, Obina avançou pela esquerda e cruzou para Barcos, que se esticou, mas não alcançou a bola na pequena área. Dois minutos depois, Barcos ajeitou na entrada da área e bateu novamente colocado. A bola ainda acertou a trave antes de entrar: 2 a 0.

Continua após a publicidade

Eficiente no ataque, o time paulista também contou com Bruno para garantir a boa vantagem no placar. Aos 24, o goleiro fez grande defesa ao neutralizar finalização de Rafael Marques, à queima-roupa. Foi a única chance de gol do Botafogo no segundo tempo.

Antes de se reencontrarem pela Sul-Americana, os dois times voltam a campo no fim de semana para mais uma rodada do Brasileirão. O Palmeiras vai enfrentar o Internacional, sábado, novamente na Arena Barueri. O Botafogo visitar o Atlético-GO, no Serra Dourada, no mesmo dia.

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS 2 x 0 BOTAFOGO

PALMEIRAS – Bruno; Artur, Leandro Amaro, Maurício Ramos e Juninho; Marcos Assunção (Márcio Araújo), Henrique, João Vitor e Mazinho (Obina); Maikon Leite (Fernandinho) e Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

BOTAFOGO – Jefferson; Lucas (Lennon), Antônio Carlos, Fábio Ferreira, Márcio Azevedo (Lima); Jadson, Renato, Andrezinho, Vítor Júnior, Fellype Gabriel (Rafael Marques); Elkeson. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

GOLS – Barcos, a 1 e aos 19 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Renato, João Vitor.

ÁRBITRO – Heber Roberto Lopes (PR).

RENDA – Não disponível.

PÚBLICO – 3.833 pagantes.

LOCAL – Arena Barueri, em Barueri (SP).

Continua após a publicidade
Publicidade