Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Palmeiras confirma contratação de Cuca como novo treinador

O técnico rescindiu com time chinês no final de 2015 e, em função de problemas de saúde na família, não conversou com nenhuma equipe nos primeiros meses do ano

Alexi Stival, mais conhecido como Cuca, é o novo treinador da Sociedade Esportiva Palmeiras. Neste sábado, por meio de sua conta oficial no Twitter, o Verdão anunciou o acerto com o técnico, ex-jogador do próprio clube. O novo comandante chega na segunda-feira a São Paulo para assinar contrato até o fim da temporada.

Cuca estava nos planos do Palmeiras desde junho do ano passado, quando ainda tinha vínculo com o chinês Shandong Luneng. Na época, a agremiação resolveu contratar Marcelo Oliveira, então bicampeão brasileiro, que acabou demitido após 24 vitórias, 11 empates e 18 derrotas (52,2% de aproveitamento).

Cuca rescindiu com o time asiático no final de 2015 e, em função de problemas de saúde na família, não conversou com nenhuma equipe nos primeiros meses do ano. Ele é empresariado por Eduardo Uram, que tem boa relação com Alexandre Mattos, diretor de futebol do Palmeiras.

Antes de iniciar a carreira de técnico, Cuca atuou como jogador e viveu eu auge pelo Grêmio, no fim dos anos 1980. O atacante defendeu o Palmeiras em 1992, no início da vitoriosa Era Parmalat, mas deixou o clube sem títulos após 24 jogos e sete gols – com o time na fila, ele chegou a simular o gesto de colocar uma faixa no peito ao comemorar.

Conhecido pelas superstições e por sua religiosidade, Cuca conquistou títulos estaduais no Rio de Janeiro e em Minas Gerais antes de ganhar a edição de 2013 da Copa Libertadores da América no comando do Atlético-MG, com Ronaldinho Gaúcho como astro.

De volta ao Palmeiras, agora na condição de treinador, Cuca pode lutar para conquistar o título que sonhou como atleta em 1992. A estreia do técnico está marcada para as 21h45 (de Brasília) da próxima quinta-feira, em Montevidéu, contra o Nacional, pela Copa Libertadores.

Os principais desafios de Cuca no Palmeiras são formar um time competitivo e aumentar o repertório de jogadas e variações táticas, tarefas nas quais o antecessor Marcelo Oliveira não teve sucesso, apesar dos oito reforços contratados pelo clube após o título da Copa do Brasil.

Antecedido por Marcelo Oliveira, Oswaldo de Oliveira, Dorival Júnior, Ricardo Gareca e Gilson Kleina, Cuca é o sexto técnico da gestão de Paulo Nobre, iniciada em janeiro de 2013. Também chegam ao Verdão Azlamir Dirceo Stival, o Cuquinha, irmão mais novo e auxiliar do técnico, e o analista de desempenho Eudes Pedro dos Santos.

(Com Gazeta Press)