Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Os dois lados da Fan Fest no Vale do Anhangabaú

Vi moradores de rua dormindo em meio a caixas de papelão sob o Viaduto do Chá e não vi policiais

Antes de seguir ao Itaquerão para o jogo Uruguai x Inglaterra, passei pela Fan Fest no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. Duas horas e meia antes dessa partida, desembarquei do ônibus na Praça da Bandeira, tomei a passarela que dá acesso a uma das saídas da estação Anhangabaú do metrô e segui em direção ao Vale.

Nos poucos mais de 300 metros da Rua Formosa, dali à entrada da Fan Fest, pude sentir um cheiro forte de urina, vi moradores de rua dormindo em meio a caixas de papelão sob o Viaduto do Chá e não vi policiais.

Leia também:

Suárez, impiedoso, mata a Inglaterra em São Paulo: 2 a 1

Colômbia vence Costa do Marfim e fica perto das oitavas

Ao passar pela catraca, depois de ter sido revistado sem muito rigor por um segurança, que passou o detector de metais na região da minha cintura, pude ver que o clima na área cercada e reservada para a festa era bem tranquilo. Enquanto jogavam Colômbia x Costa do Marfim, o espaço tinha menos de um terço de sua lotação tomada por torcedores, que se aglomeravam diante do telão.

Os vários estandes de patrocinadores da Fifa recebiam crianças e famílias, que participavam, no jargão dos marqueteiros, de “ações de ativação” – ou seja, tentavam acertar um chute num gol virtual para ganhar brindes e esperavam a vez para entrar num desses brinquedos de parque de diversões.

Vários grupos de policiais observavam a chegada de torcedores e turistas. Àquela hora, chegavam mais ingleses do que uruguaios e o clima era bem amistoso.

Se no interior dos estádios o preço do refrigerante está na casa dos 8 reais, na Fan Fest ele sai a 4 reais. A latinha de cerveja vale 6 reais (no estádio, a de 473 ml custa 10 reais) e o cachorro-quente custava 5 reais.

Ao sair da Fan Fest pelo lado oposto, em direção ao metrô São Bento, o boteco na esquina do Vale do Anhangabaú com a Avenida São João concentrava algumas dezenas de torcedores ingleses, que estendiam bandeiras de seu país no toldo da casa e no passeio. Nas mãos, seguravam garrafas de cerveja de 600 mililitros, e bebiam o líquido diretamente no gargalo.