Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Opinião: Luva de Pedreiro e o dano de imagem que ninguém fala

Quanto mais se fala em disputa judicial, mais o influencer digital se afasta das marcas e do mercado publicitário

Por Bernardo Pontes*
Atualizado em 22 jul 2022, 10h01 - Publicado em 22 jul 2022, 09h31

No último final de semana, o menino Iran Santana, famoso ‘Luva de Pedreiro‘, ganhou destaque mais uma vez, não por sua peculiar simpatia, pelos seus bordões ou por seu engajamento, mas sim por conta da disputa judicial entre o antigo empresário, Allan Jesus, e o novo, o ex-jogador de futsal Falcão.

Há nesta história um aspecto que em momento algum vi ser debatido: quanto mais se fala em disputa judicial, mais longe o influencer digital fica das marcas e do mercado publicitário como um todo.

O fato dessa briga ter ganhado mais destaque na mídia do que o próprio Luva nas últimas semanas, faz com que as marcas evitem uma aproximação com o menino, afinal, a premissa básica para qualquer campanha publicitária é que o risco de dano à imagem e reputação da empresa seja zero.

Qual executivo vai querer fechar com o Luva? Imagine se uma marca se acertar com o Falcão e por uma decisão judicial o contrato dele com a lenda do futsal for invalidado? Como a marca vai ter garantia dessa entrega?

Continua após a publicidade

Antes, Luva tinha o desafio apenas de se reinventar e desenvolver novos conteúdos e interações, visto que a tendência é que bordões como “Receba” e “Graças a Deus” caiam em desuso com o passar do tempo.

Em relação ao conteúdo, a principal característica do Luva, é natural que o que vem sendo feito se torne cansativo: chutar a bola no ângulo, correr pra câmera e gritar, “Graças a Deus, Pai, eu sou o melhor do mundo”.

Neste momento, o garoto que ganhou o mundo e se tornou o único influenciador brasileiro a ser seguido pelo perfil do Instagram tem a missão de se aproximar do mercado publicitário.

Iran Ferreira (luva de pedreiro) -
Iran Ferreira, o fenômeno de 20 anos (Reprodução/Instagram)

Lá atrás, quando o jovem baiano explodiu nas redes, a primeira impressão não foi positiva junto ao mercado. Em diversos grupos de agências e marcas, o antigo empresário praticava preços que não correspondiam à realidade do segmento.

Desta vez, com toda essa exposição que já dura meses, a missão do novo (ou velho) empresário fica ainda mais difícil. É fundamental blindar o rapaz desse tipo de conteúdo e cada vez mais pensar em oportunidades que apresentem Luva ao mercado.

Uma possibilidade seria aproveitar o alcance de mais de 4 milhões de views por stories pra criar uma espécie “Papo com o Luva”, somente com os mídias das agências e executivos das marcas, em um evento exclusivo em São Paulo ou grandes metrópoles.

Nessa novela, não importa quem tem razão, se Allan Jesus ou Falcão. O fato é que o Luva está deixando dinheiro na mesa desde que ele virou o “Maior do Mundo”.

Continua após a publicidade

* Bernardo Pontes é sócio da Alob Sports, agência de marketing de influência focada no esporte

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.