Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Olimpíada de Inverno: Isadora Williams disputa ouro nesta quinta

Brasileira conseguiu o melhor resultado da carreira nos Jogos de PyeongChang

Após alcançar sua melhor nota na carreira (55.74) no programa curto da patinação artística na Olimpíada de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul, a brasileira Isadora Williams disputará a partir das 22 horas desta quinta-feira a prova longa, valendo medalha de ouro. Aos 21 anos, ela alcançou o 17° lugar e ficou entre as 24 finalistas.

Isadora estreou na prova em 2014, nos Jogos de Sochi, na Rússia, então com 17 anos, e ficou na 30ª e última colocação. Neste ano, alcançou o que havia projetado para os Jogos. “Quero estar no grupo das 24 melhores do programa curto que avançam para o segundo dia”, afirmou a patinadora antes de viajar para a Coreia.

Favorita à medalha de ouro, a russa Evgenia Medvedeva, de 18 anos, que compete sob bandeira neutra, por punição do COI à Rússia pelo esquema de doping do país, ficou na segunda colocação na prova curta, com 81.61 pontos. A primeira colocada foi a também russa Alina Zagitova, que quebrou o recorde mundial da prova com 82.92 pontos.

Brasileira nascida nos EUA

Isadora nasceu na cidade americana de Marietta, no Estado da Georgia, e hoje vive em Little Falls, em Nova Jersey. É filha de mãe brasileira e pai americano, e conquistou a admiração do público do Brasil, com a boa colocação na prova. “Estamos sob pressão de representar o nosso país da melhor maneira possível. Quero fazer duas boas exibições, quero que o Brasil me assista e que as pessoas tenham orgulho de mim”, afirmou antes dos Jogos.

Esse já é o maior resultado da patinadora em Jogos Olímpicos e Mundiais – sua melhor colocação até agora foi o 24° lugar do Mundial em 2013, com a nota de 46.63 pontos.

A modalidade

A primeira aparição da patinação artística na história olímpica ocorreu numa olimpíada de verão! Antes da criação dos Jogos de Inverno, a modalidade integrou o programa esportivo em Londres-1908 e em Antuérpia-1920, tendo alguns dos mesmos eventos que são disputados até hoje, como as provas individuais masculina e feminina (onde compete Isadora Williams) e disputa de duplas.

Com a criação dos Jogos de Inverno, a patinação artística já foi incluída na primeira edição, na cidade de Chamonix (França), em 1924.

É um esporte com fortes ligações com as artes, trazendo elementos da dança, teatro e música nas competições. Não existe uma pontuação para a trilha sonora escolhida pelos patinadores, mas o impacto emocional que ela causa nas apresentações costuma render pontos importantes.

Existem dois programas: o curto, que não pode ultrapassar  2min50, enquanto o longo pode ter 4min de duração no feminino e 4min30 no masculino.