Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Olimpíada-2024: Boston desiste de candidatura aos Jogos

Desde início da campanha em janeiro, moradores questionavam custos do projeto, estimados em pouco mais de 30 bilhões de reais

Preocupados com a forte oposição pública, a Prefeitura de Boston e o Comitê Olímpico dos Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira que a cidade não será mais candidata a sede dos Jogos Olímpicos de 2024. Los Angeles, na Califórnia, é a opção mais forte a substituir Boston, que foi anunciada como candidata em janeiro, superando cidades americanas como Washington e São Francisco, na disputa com Paris (França), Roma (Itália), Budapeste (Hungria) e Hamburgo (Alemanha). O Comitê Olímpico Internacional (COI) vai definir a sede de 2024 em 2017, mas todos os concorrentes devem se inscrever na disputa até 15 de setembro.

Olimpíada 2020: Japão cancela projeto de estádio de US$ 2 bilhões

Apesar da vitória na eleição interna em janeiro, a candidatura de Boston nunca contou com apoio popular. Desde o início da campanha, moradores questionavam autoridades sobre os custos do projeto, estimados em 8,6 bilhões de dólares (pouco mais de 30 bilhões de reais). As autoridades negaram qualquer investimento público e garantiram que todo o dinheiro viria de investidores privados. “Não conseguimos o apoio da maior parte dos cidadãos de Boston”, disse Scott Blackmun, diretor-presidente do Comitê Olímpico dos EUA.

Os EUA fracassaram nas duas últimas tentativas de abrigar uma Olimpíada, após Nova York e Chicago se candidatarem, respectivamente, aos Jogos de 2012 (Londres) e 2016 (Rio de Janeiro). A Olimpíada de 2020 será em Tóquio, no Japão.

(Com Estadão Conteúdo)