Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Olimpíada-2024: Boston desiste de candidatura aos Jogos

Desde início da campanha em janeiro, moradores questionavam custos do projeto, estimados em pouco mais de 30 bilhões de reais

Por Da Redação 27 jul 2015, 19h30

Preocupados com a forte oposição pública, a Prefeitura de Boston e o Comitê Olímpico dos Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira que a cidade não será mais candidata a sede dos Jogos Olímpicos de 2024. Los Angeles, na Califórnia, é a opção mais forte a substituir Boston, que foi anunciada como candidata em janeiro, superando cidades americanas como Washington e São Francisco, na disputa com Paris (França), Roma (Itália), Budapeste (Hungria) e Hamburgo (Alemanha). O Comitê Olímpico Internacional (COI) vai definir a sede de 2024 em 2017, mas todos os concorrentes devem se inscrever na disputa até 15 de setembro.

Olimpíada 2020: Japão cancela projeto de estádio de US$ 2 bilhões

Apesar da vitória na eleição interna em janeiro, a candidatura de Boston nunca contou com apoio popular. Desde o início da campanha, moradores questionavam autoridades sobre os custos do projeto, estimados em 8,6 bilhões de dólares (pouco mais de 30 bilhões de reais). As autoridades negaram qualquer investimento público e garantiram que todo o dinheiro viria de investidores privados. “Não conseguimos o apoio da maior parte dos cidadãos de Boston”, disse Scott Blackmun, diretor-presidente do Comitê Olímpico dos EUA.

Os EUA fracassaram nas duas últimas tentativas de abrigar uma Olimpíada, após Nova York e Chicago se candidatarem, respectivamente, aos Jogos de 2012 (Londres) e 2016 (Rio de Janeiro). A Olimpíada de 2020 será em Tóquio, no Japão.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade