Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nuzman é a favor de mudanças nos esportes olímpicos

Presidente do COB acredita que revezamento misto na natação e basquete 3 x 3 podem entrar nos Jogos do Rio

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, disse ser favorável à modernização de alguns esportes olímpicos. Não que os tradicionais formatos de disputa do basquete e da natação, por exemplo, vão perder espaço, mas o próprio presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, acredita que é preciso fazer algo para atrair a atenção dos jovens para as Olimpíadas. E uma forma de conseguir isso é incluindo novas versões das conhecidas modalidades. Nuzman concorda com Rogge e existe a possibilidade de que essas mudanças sejam incluídas nos Jogos do Rio-2016.

Nuzman está em Cingapura, onde estão sendo disputados os Jogos da Juventude. A competição reúne 3.600 jovens entre 14 e 18 anos, que competem nas 26 modalidades tradicionais, sendo que algumas de forma diferente. Por exemplo, o basquete 3 x 3 e as provas de revezamento da natação com equipes mistas. O basquete 3 x 3 tem três jogadores por time e é disputado em apenas metade da quadra, bem parecido com que a garotada joga em parques e praças. “Estou aqui para atrair a juventude para os Jogos Olímpicos. E nada é melhor para fazer isso que modernizando os Jogos, criando provas alternativas”, disse o dirigente.

O presidente do COI afirmou no sábado que se o evento em Cingapura terminar como um sucesso, algumas mudanças poderão ser adotadas a partir dos Jogos do Rio. Nuzman apoia a ideia. “O três contra três introduzido no basquete é fantástico, e sou favorável a que seja adotado nos Jogos Olímpicos”, afirmou Nuzman, antes de explicar que a competição de três poderia ser disputada ao mesmo tempo que a tradicional, com cinco jogadores em cada time na quadra. “Precisamos ser ousados nas mudanças”, falou.

No dia em que o Rio foi escolhido sede da Olimpíada de 2016, também foi decidido que o rúgbi e o golfe estarão nos Jogos realizados no país. No total serão 28 modalidades.