Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nova Caledônia decide vaga na Copa das Confederações-13 com o Taiti

Na madrugada desta sexta-feira, a seleção da Nova Caledônia surpreendeu ao vencer a Nova Zelândia, por 2 a 0, e garantir uma vaga na final da Copa das Nações da Oceania – o rival será o Taiti. As duas equipes, agora, jogam pelo título e uma vaga na Copa das Confederações de 2013, torneio previsto para acontecer no Brasil.

Os gols da vitória de Nova Caledônia saíram apenas na segunda etapa. Aos 15 minutos, Bertrand Kai abriu o placar e, já aos 47 minutos, a seleção encaixou um contra-ataque fulminante, para, com Georges Gope-Fenepej, definir o triunfo, o qual encerrou um período de 36 anos sem vitórias da equipe sobre a Nova Zelândia, que disputou a Copa do Mundo de 2010 e deixou a competição de forma invicta, após três empates na primeira fase.

O Taiti, por sua vez, garantiu seu avanço para a decisão ao bater as Ilhas Salomão, por 1 a 0. O gol da vitória aconteceu ainda aos 16 minutos do primeiro tempo, com Jonathan Tehau, de cabeça. O confronto, até então inédito nesta fase e que valerá o título da Copa das Nações da Oceania, está marcado para acontecer neste domingo.

A equipe que vencer a competição continental será o sexto time a garantir vaga na Copa das Confederações de 2013. Até o momento, o Brasil, por ser o país-sede, a Espanha, vencedora do Mundial-2010, o Uruguai, campeão da Copa América, o México, ganhador da Copa Ouro, e o Japão, que conquistou a Copa Asiática, já estão garantidos.

Restam, assim, os representantes da Europa, que se classifica com o título da Eurocopa, e o vencedor da Copa das Nações Africanas, torneio marcado para ocorrer em 2013.

Apesar das derrotas, Nova Zelândia e Ilhas Salomão estão junto de Taiti e Nova Caledônia na última fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. Os jogos acontecerão entre os dias 7 de setembro deste ano e 26 de março de 2013. Após confrontos de ida e volta entre todos, o melhor time irá buscar uma vaga no Mundial, na repescagem, diante do quarto melhor representante da Concacaf.