Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

No retorno de Adebayor, Togo busca vaga na fase de grupos

Por Da Redação 15 nov 2011, 07h16

A seleção de Togo ainda tem como seu maior feito a classificação para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Com pouca tradição no futebol do continente, o país tem como nome de maior destaque o atacante Emmanuel Adebayor, do Tottenham. Após um período conturbado, que incluiu um atentado terrorista em Angola, a equipe terá a volta do jogador para iniciar sua caminhada em busca da vaga para a Copa de 2014, no Brasil. Após um empate por 1 a 1 com Guiné-Bissau na primeira partida da primeira fase, Togo precisa de uma vitória simples nesta terça-feira, às 13h30 (de Brasília), em Lomé, para se classificar para a fase de grupo das Eliminatórias Africanas.

Adebayor havia se negado a defender Togo desde que um atentado de um grupo separatista angolano atingiu o ônibus que transportava a delegação do país durante a Copa das Nações Africanas de 2010, em abril daquele ano. Na ocasião, três pessoas foram mortas, entre elas um assessor de imprensa e um auxiliar técnico da seleção.

Mais de um ano e meio após o ocorrido, Adebayor entrou em acordo para voltar a jogar por Togo com o objetivo de conquistar uma vaga para a Copa do Mundo de 2014. À disposição para a partida desta terça-feira, o jogador do Tottenham vai enfrentar um duelo decisivo, já que, em caso de derrota, Togo estará eliminado das Eliminatórias e, consequentemente, do Mundial.

Quem vencer o duelo desta terça-feira vai ganhar vaga no grupo I, que já tem Camarões e Líbia garantidas. O outro membro da chave sairá do duelo entre Congo e Suazilândia.

Além desses dois confrontos, outros nove jogos vão dar início à primeira fase das eliminatórias africanas, sendo que todas as seleções na disputa tiveram que participar desta fase pelo posicionamento no ranking da Fifa. Ao final dos duelos de ida e volta, com onze times classificados, 40 equipes vão brigar pelas duas vagas do continente africano para a próxima Copa do Mundo.

Veja os outros jogos da primeira fase das eliminatórias africanas:

Suazilândia x Congo

Lesoto x Burundi

Continua após a publicidade

São Tomé e Príncipe x Congo

Seychelles x Quênia

Comores x Moçambique

Djibuti x Namíbia

Eritreia x Ruanda

Chade x Tanzânia

Guiné Equatorial x Madagascar

16/11 – Somália x Etiópia

Continua após a publicidade
Publicidade