Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Neymar quer seguir passos de Pelé e levar Santos ao tri

O atacante Neymar, principal estrela do Santos, que estreia nesta quarta-feira no Mundial de Clubes, espera seguir o exemplo de Pelé, que liderou o ‘Peixe’ na conquista do bicampeonato mundial em 1962 e 1963.

O jovem craque de 19 anos já deu o primeiro passo ao ser o grande destaque da equipe que acabou com o jejum de 48 anos do clube na Copa Libertadores, anotando inclusive um gol na partida de volta da decisão, na qual o Santos derrotou os uruguaios do Peñarol por 2 a 1 após ter empatado por 1 a 1 na ida.

Apesar das inevitáveis comparações com o Rei do futebol, Neymar preferer manter uma postura humilde.

“Ser comparado a Pelé é uma honra, mas Pelé é único”, declarou o atacante numa coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira.

O lendário número 10 brilhou nas duas conquistas do Santos na Copa Intercontinental, antiga versão do Mundial de clubes.

Em 1962, balançou as redes cinco vezes no duplo confronto com o Benfica, anotando dois na vitória por 3 a 2 no jogo de ida disputado no Maracanã e três na volta, no triunfo por 5 a 2 estádio da Luz de Lisboa.

Em 1963, desta fez contra o Milan, Pelé fez os dois gols do ‘Peixe’ na derrota por 4 a 2 na ida em San Siro e repetiu o feito na volta, quando sua equipe devolveu o resultado ao vencer pelo mesmo 4 a 2 no Maracanã.

O título foi definido em uma terceira partida na qual o time praiano conquistou o bi ao vencer por 1 a 0, mais uma vez no Maracanã.

Além do respeito ao Rei Pelé, Neymar também recusou qualquer comparação com o craque argentino Lionel Messi, do Barcelona, que considera “o melhor do mundo”.

Ele também não poupou elogios ao time catalão, que o Santos poderá enfrentar na decisão deste Mundial de Clubes.

“O Barça é a melhor equipe do mundo. Se tiver a oportunidade de jogar contra eles ficarei muito feliz e darei o meu melhor para que possamos vencer a partida”, comentou.

Neymar chegou justamente a ser cotado para jogar no Barcelona ou por outro gigante da Espanha, o Real Madrid.

No dia 9 de novembro, anunciou, porém, que ficaria no Santos até a Copa do Mundo 2014, na qual deve ser a principal estrela da seleção brasileira que disputará a competição como anfitriã.

O atacante estreou na seleção sob as ordens do técnico Mano Menezes em agosto de 2010, quando fez um dos gols da vitória por 2 a 0 do Brasil sobre os Estados Unidos, em Nova Jersey.

No início do ano, foi o grande nome da campanha vitoriosa da seleção Sub-20 no Sul-Americano disputado no Peru, conquistando a artilharia, com nove gols marcados, garantindo a classificação do Brasil para as Olimpíadas de Londres.

A conquista do inédito ouro olímpico com a seleção brasileira será o maior desafio de Neymar em 2012.

Enquanto isso, o jovem craque espera chegar ao topo do mundo pela primeira vez com seu clube.

A primeira etapa será a semifinal contra os japoneses do Kashiwa Reysol, nesta quarta-feira às 08h30 no horário de Brasília.