Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

NBA comemora 50 anos dos 100 pontos de Wilt Chamberlain

Houston (EUA), 2 mar (EFE).- Nesta sexta-feira, o lendário jogador Wilt Chamberlain comemora 50 anos de sua espetacular marca de 100 pontos numa mesma partida da NBA, uma façanha que jamais foi alcançada por outro atleta.

Na temporada, Chamberlain conseguiu uma média sensacional de 50,4 pontos por partida, algo impossível para os jogadores atuais, que no máximo chegam aos 30 por jogo.

Com 25 anos, o pivô conseguiu bater o recorde atuando pelo Philadélfia Warriors.

O ex-atleta conseguiu cem pontos em 2 de março de 1962, contra o New York Knicks, e o feito completa nesta sexta-feira meio século.

Wilt Chamberlain jogou todos os 48 minutos na vitória dos Warriors por 169 a 147 sobre o rival. Anotou 36 de seus 63 arremessos de quadra e 28 de 32 lances livres, algo que era incomum nele. O ex-jogador nunca foi bom na linha de lance livre, tendo um percentual de apenas 51,1 % de acerto.

‘Acho que jamais voltará a acontecer’, declarou recentemente Al Attles, companheiro de Chamberlain nos Warriors. ‘Simplesmente foi algo maravilhoso, que tivemos a sorte de ver ao vivo’, disse.

Não haviam câmeras de televisão para registrar este momento histórico. A imprensa que cobria a NBA não era numerosa, e haviam somente 4.124 pessoas na Sports Arena, em Hershey.

As equipes eram rivais na época e a partida aconteceu na reta final da temporada 1961-62. Desde então, nenhuma estrela da NBA esteve perto de chegar ao recorde de Chamberlain.

O ala-armador Kobe Bryant, do Los Angeles Lakers, fez 81 pontos no dia 22 de janeiro de 2006, e o lendário Michael Jordan, eleito por muitos o melhor de todos os tempos, nunca conseguiu superar os 69 pontos em um jogo. EFE