Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

NBA: Cavs despacha Raptors e LeBron James vai à 6ª final seguida

LeBron só tem dois anéis, das temporadas 2011/12 e 2012/13, ambas pelo Miami Heat

O Cleveland Cavaliers é o primeiro time finalista da temporada 2015/2106 da NBA. A equipe de Ohio garantiu um lugar na decisão pelo segundo ano seguido ao vencer o Toronto Raptors por 113 a 87, sexta-feira à noite, em Toronto, fechando a série final do Leste em 4 a 2.

Finalista pelo Miami Heat de 2011 a 2014 e com o próprio Cavaliers no ano passado, LeBron chegou à sua sexta final consecutiva na NBA. Não chega a ser um recorde, uma vez que Bill Russell jogou 10, mas todos os que estão à sua frente jogaram no octacampeonato do imbatível Boston Celtics na década de 60.

LEIA TAMBÉM:

LeBron James supera 26 mil pontos na carreira

“Querem jogar meu nome na lama”, desabafa LeBron sobre fama de derrubar técnicos

LeBron James assina contrato mais valioso da história da Nike

LeBron só tem dois anéis, das temporadas 2011/12 e 2012/13, ambas pelo Miami Heat. Pelo Cavaliers, time do seu estado natal e pelo qual chegou à NBA, o astro nunca ganhou. Caiu nas semifinais de conferência em 2008//09 e na final do Leste em 2009/10, em duas temporadas nas quais foi MVP. No ano passado, o time de Cleveland chegou desfigurado à decisão contra o Golden State Warriors.

Ao que tudo indica, é essa a grande chance de o Cavaliers ganhar seu primeiro título na história da NBA. Se o adversário da final for o Oklahoma City Thunder, é do Cleveland o direito de fazer uma partida a mais em casa. O Warriors, dono da melhor campanha da história na temporada regular, obviamente terá esse privilegio se passar.

Outro tabu que pode ser quebrado é que a cidade de Cleveland não comemora um título nas principais ligas americanas (NFL, MLB, NHL e NBA) há 52 anos. É o maior jejum de uma cidade com pelo menos três times nessas ligas. “Essa cidade está querendo uma taça. Nós temos o time certo e temos o talento certo”, comentou após o jogo o técnico Tyronn Lue.

LeBron James, que nasceu ali perto, em Akron, também sabe desse desejo. “Nossa cidade merece isso, nossos fãs merecem isso”, afirmou após fazer 33 pontos e pegar 11 rebotes para ser o destaque do título do Leste. Kevin Love, com 20 pontos, e Kyrie Irving, com 30, também não deixaram a desejar.

Já o Toronto Raptors se despede com a certeza de que fez a melhor campanha da história da franquia e de que tem um ídolo para chamar de seu: Kyle Lowry, autor de 35 pontos nesta sexta-feira. Os brasileiros Bruno Caboclo e Lucas Bebê estão inativos no elenco.

A classificação antecipada do Cavaliers pode dar a equipe um bom fôlego para iniciar bem as finais da NBA, na quinta-feira que vem. No Oeste, o jogo 6 é na noite deste sábado, com o Thunder jogando para fechar. Se necessário, o jogo 7, em Oakland, será na segunda. Aí, quem passar terá menos de 72 horas para se preparar para pegar um Cavaliers descansado.

(Com Estadão Conteúdo)