
O espanhol Rafael Nadal pediu e a Espanha atendeu: o tenista número 2 do mundo vai carregar a bandeira do seu país na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres-2012. O Comitê Olímpico Espanhol (COE) oficializará em uma reunião em junho a escolha do tenista para levar o estandarte no Estádio Olímpico.
De acordo com as regras da entidade espanhola, o atleta com melhor currículo em olimpíadas deve ser o responsável por levar a bandeira. Dessa forma, o escolhido seria o canoísta David Cal, dono de quatro medalhas, mas o comitê espanhol votará uma cláusula que impede a repetição do porta bandeira – Cal carregou o estandarte em Pequim-2008.
Nadal conquistou o ouro no torneio de simples em Pequim-2008 e tinha os velejadores Xavi Fernández e Iker Martínez como principais concorrentes a ser porta-bandeira. Mas como as competições de vela ocorrerão a aproximadamente 200 quilômetros de Londres, a distância é vista como um obstáculo para a participação dos iatistas na cerimônia.
O ciclista Samuel Sánchez, outro ouro espanhol individual em Pequim-2008, também era concorrente ao posto, mas acabou superado por Nadal, que tem melhor currículo olímpico por ter jogado uma partida de duplas em Atenas-2004.
(Com agência Gazeta Press)