Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nadal recebe liberação e disputará a Rio-2016

Tenista não preenchia todos os requisitos, mas foi autorizado a disputar os Jogos no Brasil. Ele será o porta-bandeira espanhol e buscará o bicampeonato

O tenista espanhol Rafael Nadal recebeu autorização da Federação Internacional de Tênis e disputará os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, apesar de não cumprir todos os critérios de classificação. No Brasil, Nadal será o porta-bandeira espanhol na cerimônia de abertura, em 5 de agosto, no Maracanã, e buscará sua segunda medalha de ouro – foi campeão em Pequim-2008.

Leia também:
Sharapova está oficialmente fora da Rio-2016
Etiene Medeiros é inocentada por doping e estará na Rio-2016
Rio-2016: COI mantém punição à Rússia, mas abre brecha para atletas ‘limpos’

As presenças de Nadal e também do companheiro Albert Ramos estavam em dúvida, pois ambos não participaram do número mínimo de confrontos da Copa Davis exigido em um ciclo olímpico de quatro anos. No entanto, os dois alegaram que não participaram pelo fato de estarem lesionados e o recurso foi aceito pela federação internacional.

Nadal, de 30 anos, não compete desde que abandonou o torneio de Roland Garros deste ano, na segunda rodada, com uma lesão no pulso. O quarto colocado do ranking da ATP ficou de fora dos Jogos de Londres-2012, também por problemas físicos.

No Rio, Nadal disputará a chave de simples e o torneio de duplas ao lado de Marc López. Existe ainda a chance de Nadal competir em duplas mistas ao lado de Garbiñe Muguruza, campeã de Roland Garros.