Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nadal perde para Tsonga e está fora das Finais da ATP

Londres, 24 nov (EFE).- Vice-campeão no ano passado, o espanhol Rafael Nadal foi eliminado nesta quinta-feira das Finais da ATP ao perder por 2 sets a 1, com parciais de 7-6(2), 4-6 e 6-3, para o francês Jo-Wilfried Tsonga, que ficou com a segunda vaga do grupo B na próxima fase.

Número dois do mundo, Nadal se despede do torneio que reúne os oito melhores tenistas do circuito com apenas uma vitória, que foi obtida no sufoco contra o americano Mardy Fish, logo na estreia. Depois, foi massacrado pelo suíço Roger Federer, que ficou com o primeiro lugar da chave.

Federer e Tsonga, que derrotou o segundo colocado do ranking pela terceira vez em nove jogos, ficam agora no aguardo pela definição do grupo A, em que o espanhol David Ferrer já tem praticamente garantido o primeiro lugar. Novak Djokovic, Janko Tipsarevic (ambos da Sérvia) e o tcheco Thomas Berdych também ainda têm chances de avançar.

Na O2 Arena, em Londres, Nadal e Tsonga fizeram um jogo de muitos erros. O francês estava nitidamente melhor fisicamente, mas mostrava muito nervosismo, enquanto o espanhol, além de acusar o cansaço, mostrava uma falta de confiança que não lhe é peculiar.

Após uma hora de partida, o primeiro set ainda não havia sido decidido. O vencedor saiu apenas no tie-break, em que o número sete do ranking se impôs, principalmente com um bom saque, e levou a melhor por 7-2.

No segundo, continuou uma igualdade no placar, e tudo indicava que haveria um novo desempate. Nenhum dos dois conseguia confirmar a vitória quando tinham um break point. No entanto, no décimo game, Nadal não desperdiçou a oportunidade e fechou a parcial em 6-4.

Quando muitos acreditavam que o espanhol embalaria e venceria o terceiro set, o que se viu foi uma queda de rendimento inesperada e um massacre de Tsonga, que quebrou o serviço do adversário duas vezes, abrindo 5-2. Ele ainda falhou quando sacou para o jogo, no oitavo game, mas voltou a obter uma quebra de saque e fechou em 6-3.

Apesar da eliminação, Nadal ainda não está de férias, já que fará parte da equipe da Espanha que na semana que vem tentará o quinto título do país na história da Copa Davis. Os confrontos serão realizados em Sevilha, contra a Argentina. EFE