Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nadal passa por compatriota e garante vaga na final em Roma

O espanhol Rafael Nadal confirmou o favoritismo contra o compatriota David Ferrer, neste sábado, em uma partida de sets opostos, o primeiro muito complicado e segundo tranquilo para o número três do mundo. As parciais ficaram em 7/6 (8-6) e 6/0, resultado que assegurou a vaga de Nadal na decisão do Masters 1000 de Roma, na Itália.

A partida no saibro italiano já começou muito disputada. Logo no segundo game, Nadal teve que salvar sete break-points. Ferrer também teve muita dificuldade para superar o número um do Espanha, mas se manteve na disputa e levou a parcial para ser decidida no tiebreak.

No desempate do primeiro set, o equilíbrio entre os tenistas se repetiu e a partida chegou a ficar empatada em 6/6. Foi quando Ferrer errou um voleio e deu chance para o compatriota fechar a parcial na frente.

A intensa disputa na primeira parte do jogo indicava mais um set complicado, no entanto, Ferrer entrou desconcentrado em quadra. Nadal não perdoou a queda de rendimento do adversário e aplicou um ‘pneu’ para garantir sua classificação à final do torneio.

Os dois tenistas espanhóis já se encontraram 19 vezes no circuito profissional e está foi a segunda vez que Nadal fechou o jogo com um 6/0. A primeira vez que o número três do mundo terminou com tal proeza foi em 2005, na disputa do tradicional Roland Garros. No retrospecto geral de confrontos, Rafael Nadal leva ampla vantagem, com 15 vitórias e apenas quatro derrotas para Ferrer.

Nadal pegará o vencedor do duelo entre os primeiros colocados do ranking da ATP, o sérvio Novak Djokovic e o suíço Roger Federer, na decisão em Roma. O espanhol é especialista em saibro e poderá comemorar seu terceiro título de 2012, todos conquistados no piso de areia batida.