Clique e assine a partir de 9,90/mês

Nadadores americanos são retirados de avião pela polícia

Autoridades impediram embarque de dois atletas envolvidos no relato contraditório de um assalto no Rio

Por Da redação - Atualizado em 10 dez 2018, 09h34 - Publicado em 18 ago 2016, 01h04

Dois nadadores americanos foram retirados pela polícia do avião em que pretendiam deixar o país nesta quarta-feira, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O Comitê Olímpico dos Estados Unidos confirmou que Jack Conger e Gunnar Bentz foram retirados da aeronave pelas autoridades do Brasil.

Os dois fazem parte do grupo de quatro nadadores americanos que disseram ter sido assaltados no Rio, mas apresentaram versões contraditórias à polícia. Os outros dois são Ryan Lochte e James Feigen. Um dos maiores medalhistas olímpicos da história, Lochte já deixou o Brasil. Já Feigen não embarcou no avião com os colegas.

LEIA TAMBÉM:
Justiça proíbe Lochte de sair do país. Problema: ele já foi
Lutador Renzo Gracie explica texto sobre nadadores dos EUA

As contradições fizeram a juíza Keyla Blank, do Juizado Especial do Torcedor e de Grandes Eventos, proibir os nadadores de deixar o país e determinar a apreensão de seus passaportes. A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) investiga o caso.

Lochte contou à imprensa americana que ele e seus companheiros foram assaltados na madrugada do último domingo, após deixarem uma festa na Casa França. Segundo sua versão, o grupo estava num táxi quando foi parado por bandidos armados com falsas pistolas e distintivos da polícia. Feigen, porém, disse que o homem que rendeu o taxista estava em um veículo branco, modelo antigo.

Continua após a publicidade

Outro detalhe que chamou a atenção dos investigadores foi o vídeo revelado pelo jornal britânico Daily Mail. As imagens mostram os atletas chegando à vila e passando pelo detector de metais com todos os pertences como carteiras, relógios e celulares. Segundo o site de VEJA apurou, eles não deixaram a festa pouco antes das 4h da manhã, como disse Lochte. As imagens indicam que o grupo ficou na Casa França até quase 6h. A entrada na vila se deu às 6h56.

Assista abaixo ao vídeo que mostra Lochte chegando à Vila Olímpica com sua carteira e relógio:

https://www.youtube.com/watch?v=XPZmzC6f4g4
(Com agência Reuters)

Publicidade