Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chinesa ‘fofa’ quebra tabu ao revelar que nadou menstruada

Chinesa ficou famosa pela reação hilária -- e espontânea -- que teve ao descobrir ter conquistado a medalha de bronze no Rio

Já adorada por suas caras e bocas de entusiasmo, a nadadora chinesa Fu Yuanhui ganhou mais elogios por falar abertamente de sua menstruação nos Jogos do Rio. Quebrando um antigo tabu para as atletas, a chinesa de 20 anos — que viralizou com seu jeito encantador — foi sincera ao explicar por que parecia cansada ao final do revezamento 4×100 medley, em que a equipe chinesa terminou na quarta posição. “Eu não nadei bem. Não estive à altura de minhas companheiras”, disse a um repórter da TV chinesa, que perguntou se uma dor de estômago havia afetado a performance. “Foi porque eu menstruei ontem.”

LEIA TAMBÉM:
Chinesa ‘descobre’ bronze por repórter – e tem reação hilária

A explicação, simples e sincera, imediatamente correu as redes, angariando uma avalanche de apoios à nadadora que ganhou o bronze no Rio. “Quando eu fico menstruada, às vezes mal consigo andar ou respirar, E você consegue nadar, bravo!”, disse uma torcedora chinesa na rede social Weibo, um Twitter da China. “Ouvi direito? Ela realmente falou sobre sua menstruação? Essa menina tem coragem de falar sobre qualquer coisa”, escreveu uma segunda fã.

Outros foram menos simpáticos. “O Estado gasta um monte de dinheiro com ela e ela fala sobre a sua menstruação? Boa piada, mas por que você tem que bancar a idiota na frente do mundo todo?”, escreveu um crítico. “Suas mães, tias, avós, todas estiveram menstruadas — é natural falar sobre isso em 2016,” respondeu outra usuária da Weibo.

Fu se transformou na maior estrela chinesa no Rio, e suas engraçadas expressões faciais se transformaram em um viral na internet. Ela agora tem mais de seis milhões de seguidores em sua conta da Weibo e foi elogiada pela imprensa chinesa por mostrar um lado maus humano do que o esteriótipo de robôs atribuído aos atletas.

Nesta terça-feira, ela aterrissou no aeroporto de Pequim e foi recebida por uma multidão de fãs que pediam uma selfie. Fu sempre demonstrou entusiasmo na piscina — um vídeo do Mundial em Kazan em 2015 a mostra com um sorriso de alegria e sacudindo a cabeça no pódio, ao lado de seus companheiros de equipe mais sérios.

Em um outro vídeo que viralizou, ela é vista puxando o maiô com cara de dor, tentando encaixar os seios. “Mesmo que você tenha seios grandes, esses maiôs achatam tudo”, reclamou.

(Com agência France-Presse)