Na volta de Neymar, Barcelona perde para o modesto Alavés
Brasileiro Deyverson marcou para o time que acaba de subir da segunda divisão espanhola

Na primeira partida de Neymar pelo Barcelona na temporada 2016/2017, o time poupou Lionel Messi e Luis Suárez – que só entraram no segundo tempo – e acabou dando um verdadeiro vexame diante de sua torcida no estádio Camp Nou, neste sábado. A equipe catalã foi derrotada pelo modesto Alavés por 2 a 1, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Espanhol.
A derrota ainda fez com que o Barcelona estacionasse nos seis pontos, em quarto lugar, deixando o Real Madrid despontar na liderança isolada do torneio, com 100% de aproveitamento. Já o Alavés, que acaba de subir da segunda divisão espanhola, foi a cinco pontos, em sétimo lugar, e comemorou muito a segunda vitória na história sobre o time da Catalunha – a primeira aconteceu em 2001.
LEIA TAMBÉM:
Neymar volta ao Barcelona após 109 dias de ‘folga’
Contrato com o Barcelona proíbe Neymar de andar de moto e o obriga a aprender catalão
Multa rescisória de Neymar pode chegar a R$ 885 milhões
De olho na estreia da Liga dos Campeões da Europa na próxima semana, o técnico Luis Enrique deixou Messi e Suárez no banco de reservas contra o time que acabou de ser promovido. Antes da bola rolar, Neymar e Rafinha foram homenageados pela medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 com a seleção brasileira.
O favoritismo do Barcelona foi traduzido em superioridade em campo, mas o time não conseguiu abrir o placar após muita pressão nos 20 minutos iniciais. Com o passar do tempo, o Alavés se organizou e surpreendeu ao abrir o placar aos 38. Kiko fez boa jogada pela direita, passou pela marcação e cruzou para a área. O brasileiro Deyverson se antecipou aos marcadores e completou para as redes.
Após o susto e o intervalo da partida, os donos da casa partiram para cima e conseguiram empatar logo no primeiro minuto do segundo tempo. Neymar cobrou escanteio na medida para Mathieu testar para o fundo do gol. Mesmo com o empate, o Alavés não se intimidou e balançou as redes aos seis minutos, com Ibai Gómez, mas a arbitragem anulou o gol. O resultado incomodava o Barcelona e Luis Enrique promoveu a entrada de Messi no lugar de Denis Suárez, aos 14. Iniesta entrou logo depois, na vaga de Arda Turan.
No entanto, as mudanças não surtiram efeito e o Alavés conseguiu marcar o segundo gol aos 18 minutos. Mascherano se atrapalhou na tentativa de afastar a bola e entregou para Ibai Gómez, que passou por Vidal e mandou no cantinho esquerdo para selar o 2 a 1.
O Barcelona entra em campo nesta terça-feira, pela Liga dos Campeões, contra o Celtic, em casa, antes de dar sequência no Campeonato Espanhol contra o Leganés. Já o Alavés jogará somente no próximo dia 19, uma segunda-feira, contra o Valencia, pelo torneio nacional.
(Com Estadão Conteúdo)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.