Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Na volta de Adebayor, Gakpe marca e Togo se classifica para Eliminatórias

Por Da Redação 15 nov 2011, 15h13

O principal astro da emergente seleção togolesa, Emmanuel Adebayor, voltou a defender a equipe e acabou participando ativamente da vitória magra por 1 a 0 sobre Guiné-Bissau, nesta terça-feira, na cidade de Lomé. Dessa forma, Togo assegura sua participação na fase de grupos das Eliminatórias Africanas da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

Depois do empate por 1 a 1, em Bissau, na abertura dos play-offs, Togo prometeu vir com tudo para conseguir a classificação apenas um ano e meio depois de Adebayor ter se recusado a defender o time por conta de um atentado de um grupo separatista angolano, que acabou atingindo o ônibus que transportava a delegação do país durante a Copa das Nações Africanas em abril de 2010. Na ocasião, três pessoas foram mortas, entre elas um assessor de imprensa e um auxiliar técnico da seleção.

Dentro de campo, o time do técnico Didier Six dominou as ações durante todo o primeiro tempo depois de abrir o placar logo aos dois minutos com Serge Gakpe, jogador do Nantes, da França. Entretanto, a segunda etapa foi menos movimentada e Guiné-Bissau quem ameaçou a classificação togolesa com base na habilidade do camisa 7 Zezinho, que foi perigoso, mas não conseguiu mudar o placar.

Adebayor teve atuação destacada no início da partida, mas perdeu o fôlego e se tornou quase um meio-campista na segunda etapa. Feliz com o retorno, o jogador foi ovacionado pela torcida togolesa, que levou quase 10 mil pessoas ao estádio.

Com a classificação, Togo se junta ao grupo I, que já contava com Camarões e Líbia e também ganhou a presença da seleção da República Democrática do Congo, que goleou a Suazilândia por 5 a 1 e sacramentou a classificação.

Além desses dois confrontos, outros oito jogos deram início à primeira fase das eliminatórias africanas, sendo que todas as seleções na disputa tiveram que participar desta fase pelo posicionamento no ranking da Fifa. Ao final dos duelos de ida e volta, com onze times classificados, 40 equipes vão brigar pelas duas vagas do continente africano para a próxima Copa do Mundo.

Confira os resultados da primeira fase das Eliminatórias da Copa de 2014:

Suazilândia 1 x 5 República Democrática do Congo

Lesoto 1 x 2 Burundi

São Tomé e Príncipe 1 x 1 Congo

Seychelles 0 x 4 Quênia

Eritreia 1 x 3 Ruanda

Chade 1 x 0 Tanzânia

Guiné Equatorial 1 x 2 Madagascar

Comores x Moçambique

Djibuti x Namíbia

16/11 – Somália x Etiópia

Confira agora como ficaram as chaves das Eliminatórias Africanas da Copa de 2014:

Grupo A

África do Sul

Botsuana

Republica Centro-Africana

Somália ou Etiópia

Grupo B

Tunísia

Cabo Verde

Serra Leoa

Guiné Equatorial

Grupo C

Costa do Marfim

Marrocos

Gâmbia

Tanzânia

Grupo D

Continua após a publicidade

Gana

Zâmbia

Sudão

Lesoto

Grupo E

Burkina Faso

Gabão

Níger

Congo

Grupo F

Nigéria

Malauí

Quênia

Djibuti ou Namíbia

Grupo G

Egito

Guiné

Zimbábue

Comores ou Moçambique

Grupo H

Argélia

Mali

Benin

Ruanda

Grupo I

Camarões

Líbia

Togo

República Democrática do Congo

Grupo J

Senegal

Uganda

Angola

Ilhas Maurício ou Libéria

Continua após a publicidade
Publicidade