Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Na Copa, a história pesa. Compare números das seleções

Retrospecto costuma ter grande importância na competição. Ferramenta do site de VEJA mostra estatísticas detalhadas de cada duelo entre os 32 participantes

Por Da Redação 2 Maio 2014, 09h29

A Copa do Mundo é um evento especial em vários aspectos – e um deles é o peso da história das seleções participantes no torneio. São raras as competições esportivas em que o retrospecto costuma ter um peso tão grande na disputa. As zebras aparecem, evidentemente. Em boa parte dos casos, porém, o histórico de cada duelo dá boas pistas de como a partida pode se desenrolar. Basta lembrar da última eliminação da seleção brasileira, nas quartas de final da África do Sul-2010. Para muitos, a Holanda não estava à altura do time pentacampeão e o Brasil teria uma passagem tranquila às semifinais. Mas os confrontos entre as seleções até aquele momento sugeria o contrário. Em três duelos, equilíbrio total: uma vitória para cada lado e um empate (seguido de vitória do Brasil nos pênaltis, na semi de 1998). Com a derrota sofrida em Port Elizabeth, quatro anos atrás, a Holanda passou a ter vantagem no retrospecto (o Brasil pode ter a chance de igualar as coisas nas oitavas deste ano, dependendo da posição das seleções em seus grupos).

Leia também:

Na estreia do Brasil, o reencontro com um ‘novo velho’ rival​

Espanha x Holanda, nova rivalidade nas Copas do Mundo

Continua após a publicidade

Além do time laranja, a seleção francesa também tem vantagem sobre a brasileira em Mundiais – foi ela a responsável pelas duas derrotas anteriores da equipe em Copas, na final de 1998 e nas quartas de 2006. No geral, entretanto, o Brasil é soberano diante de seus principais rivais. A única seleção pentacampeã do mundo tem vantagem nos duelos contra Alemanha, Argentina, Inglaterra e Espanha, por exemplo. Para ajudar o torcedor a medir a força de cada equipe na história da Copa, o site de VEJA desenvolveu uma ferramenta que permite a comparação detalhada do retrospecto das seleções que estarão no torneio, com números gerais de cada confronto (incluindo amistosos e outras competições) e das partidas disputadas nos próprios Mundiais. É possível confrontar também as estatísticas acumuladas pelas seleções em todas as participações no torneio – e, nesse quesito, o Brasil é incomparável, recordista não só em títulos como também em participações, vitórias e gols marcados. Das outras 31 seleções deste Mundial, o Brasil só não enfrentou oito: Bósnia, Colômbia, Coreia do Sul, Equador, Grécia, Honduras, Irã e Nigéria.

Placar histórico das Copas: compare o desempenho de cada seleção

Continua após a publicidade

Publicidade