BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

Na contramão, ex-corintiano Ronaldo foi garoto-propaganda na China

Por Da Redação
20 abr 2012, 09h02

A jogada de marketing incomum do Corinthians na busca de um jogador da China tem feito o país asiático voltar mais os olhos para o time paulista, que não tem nenhum título de grande importância fora do Brasil. Porém não é a primeira vez que um jogador do clube do Parque São Jorge tem sua imagem explorada com o fim único de despertar atenção da maior população do mundo. Bem antes de Chen Zhi-Zhao (ou Zizao), Ronaldo já havia sido garoto-propaganda de sucesso.

Em 2009, o agora empresário e ex-atacante chegou aos televisores de lá por campanha publicitária da mineradora Vale. Com uma camisa verde-amarela e batendo bola em um estádio, ele dizia ‘Ni Hao (olá, em chinês), eu sou Ronaldo e sou do Brasil’ e apresentava em seguida, com legenda na língua local, as qualidades da empresa e a ponte de comércio entre os dois países.

Em outro vídeo, este veiculado em 2010, mostra Ronaldo um pouco mais robusto e com o cabelo maior. Nele, o Fenômeno diz que ‘vai começar mais um ano novo, um ano em que a Vale quer estar mais próxima da China’ e que ‘juntos, podemos fazer mais e melhor’. Por fim, tendo fogos de artífcio explodindo ao fundo, ele inclusive deseja um feliz ano novo ao povo chinês: Xin Nian Kuai Le.

Além dos comerciais, na mesma época foram produzidos cartazes em que o pentacampeão mundial aparecia sorridente e fazendo o V (de vitória e de Vale) com os dedos. A imagem foi espalhada nos meios de transporte público e bancas de jornal das cidades da China, em especial em Pequim.

Qualquer comparação entre Zizao e Ronaldo, entretanto, seria desleal. Maior artilheiro das Copas do Mundo, Ronaldo foi um dos mais jogadores de todos os tempos. Logo em seus primeiros 50 dias de Corinthians, entre o fim de dezembro de 2008 e o início de 2009, ele rendeu ao clube uma exposição 31% maior do que a habitual (ou R$ 47,7 milhões a mais), de acordo com a Informídia. Conforme pesquisa realizada pela mesma empresa, o primeiro gol do atacante, em clássico de março de 2009 contra o Palmeiras, em Presidente Prudente, foi reprisado 269 vezes. Foi também através dele que o clube conseguiu seu maior patrocínio de uniforme na história, tendo triplicado suas receitas.

Continua após a publicidade
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A melhor notícia da Black Friday

Assine VEJA pelo melhor preço do ano!

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana

a partir de R$ 1,00/semana*
(Melhor oferta do ano!)

ou

BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

a partir de R$ 29,90/mês
(Melhor oferta do ano!)

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.