Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mustang ‘Eleanor’ é vendido por 1 milhão de dólares

Modelo usado no filme '60 Segundos' é uma réplica do Mustang Shelby GT500 1967

Quem assistiu ao filme 60 Segundos, de 2000, vai se lembrar de Eleanor, um belo Mustang Shelby GT500 1967 cobiçado por Randall Memphis Raines, um ladrão de carros interpretado pelo ator Nicolas Cage. Pela bagatela de 1 milhão de dólares – pouco mais de 2 milhões de reais – um dos exemplares do Eleanor usado nas filmagens foi vendido no sábado em um leilão em Indianápolis, nos Estados Unidos. O comprador, que não teve a identidade revelada, vai levar para casa um dos sete Mustangs que terminaram as gravações do longa-metragem inteiros – cinco viraram sucata.

Leia também:

Shelby mostra versão de 1200 cv do Mustang em NY

Um Mustang Shelby com mais de 1.000 cv

O legado de Carroll Shelby: Cobra, o ícone americano

As réplicas do Eleanor foram construídas pela empresa Cinema Vehicle Services, especializada em desenvolver veículos para produções cinematográficas. O curioso é que nenhuma delas era um legítimo Ford Mustang Shelby, mas sim cópias montadas sobre Mustangs 1967 convencionais. Um 13º Eleanor, este sim baseado em um Shelby GT500 1967 original, chegou a ser preparado, a pedido do produtor executivo do filme, Jerry Bruckheimer, mas ficou de fora das gravações. Segundo a Mecum Auctions, organizadora do leilão, o modelo vendido foi usado nas tomadas em que Nicolas Cage aparece ao volante. Também é dele a foto que estampa o pôster oficial do filme e boa parte do material promocional.

Leia também:

Os supercarros de James Bond em 50 anos no cinema

Os carrões na garagem de Tony Stark, o ‘Homem de Ferro’

As máquinas de Cristiano Ronaldo, viciado em velocidade

Baseado em um projeto do designer de hot rods, Steve Stanford, o Eleanor milionário é equipado com um motor V8 5.7 litros capaz de entregar 400 cv, conectado a um câmbio manual de quatro marchas. Ele exibe parte frontal feita de fibra de vidro, faróis auxiliares no centro do parachoque dianteiro, novos difusores de ar, spoilers laterais, capô e tampa do porta-malas. A suspensão dianteira foi substituída, rebaixada e reforçada com molas especiais, e os freios são a disco nas quatro rodas, que medem 17 polegadas. O interior é igual ao de um Mustang comum, com um contagiros gigante no painel e a alavanca de câmbio tem um botão vermelho que aciona o injetor de óxido nitroso de mentirinha.

60 Segundos é um remake de um filme de mesmo nome lançado em 1974. Na trama, o personagem vivido por Cage é um ex-ladrão de carros coagido a roubar 50 modelos de luxo em apenas uma noite. Para despistar as autoridades, cada carro recebeu um nome de mulher, daí o apelido Eleanor dado ao Mustang Shelby. O elenco tem ainda Robert Duvall e uma Angelina Jolie com longas madeixas loiras e fazendo o gênero mulher fatal.