Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Murer inclui salto em distância e ginástica artística em treinos no exterior

Por Da Redação 14 fev 2012, 13h49

Com o foco nos Jogos Olímpicos de Londres, Fabiana Murer, campeã mundial no salto com vara, passa por um período de 40 dias de treinamento no Centro de Alto Rendimento do Jamor-POR. Entre os vários exercícios que compõem a rotina de preparação, estão o salto em distância e a ginástica artística.

‘No geral, estou muito contente, porque estou tendo tempo para trabalhar com tranquilidade e fazer uma boa preparação até minha primeira competição no ano, que será em maio, em um GP no Brasil’, afirmou Fabiana, que volta ao País na próxima semana.

Em Portugal, a rotina da atleta é diversificada. Ela já fez treinos de saltos com 12 passadas (nas competições, a corrida tem 18), corridas em rampa com vento contra, exercícios de força e corridas no Parque do Jamor. Nos períodos de folga, relaxou com músicas de cantores como Djavan, Maria Gadu, Seu Jorge e Ana Carolina.

Durante o período no exterior, Fabiana trabalha ao lado de Élson Miranda, seu técnico e marido, e Vitaly Petrov, consultor do salto com vara da Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat). Sob o comando da dupla, ela procurou aperfeiçoar detalhes da prova, como a corrida.

‘São exercícios para melhorar a biomecânica do movimento. Eu uso elásticos nos pés, no joelho ou na cintura para ficar mais difícil e, além disso tudo, ainda tem o Vitaly e o Elson corrigindo. Não é fácil, mas isso me ajuda a ser mais eficiente na corrida e a conseguir transferir a velocidade da corrida para a vara’, explicou.

No último fim de semana em Lisboa, Fabiana aproveitou para passear e visitou locais históricos, como a Torre de Belém, o Monumento aos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerônimos. A brasileira também não perdeu a chance de comer o tradicional pastel de Belém e bolinho de bacalhau.

Em Portugal desde o dia 11 de janeiro, a atleta sente falta de sua cama e do convívio com a família. A Internet e alguns seriados, como House, The Mentalist e Dexter, ajudam a saltadora a suportar a distância. Assim como as conversas com os companheiros de treino, Karla Rosa, Fábio Gomes da Silva e Thiago Braz.

Continua após a publicidade

Publicidade