Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Morre técnico que levou gregos pela primeira vez a Eurocopa e a Copa do Mundo

Por Da Redação - 19 jun 2012, 12h22

Redação Central, 19 jun (EFE).- O grego Alketas Panagoulias, técnico que levou a seleção do país sua primeira Eurocopa, na Itália em 1980, e a sua primeira Copa do Mundo, nos Estados Unidos em 1994, morreu aos 78 anos de idade, confirmou a Uefa nesta terça-feira.

Panagoulias faleceu nesta segunda-feira, em sua residência, em Washington, nos Estados Unidos. Ele dirigiu a seleção grega em 74 jogos, recorde que só foi superado pelo alemão Otto Renhagel, campeão europeu em 2004.

Após duas décadas como jogador, sempre defendendo o Aris Salônica, Panagoulias estreou como técnico em 1972. No ano seguinte se tornou assistente técnico da seleção grega, assumindo o cargo em 1976, conquistando em seguida a vaga para a fase final da Eurocopa.

Após deixar o comando da Grécia, em 1981, o treinador assumiu o Olympiacos, por duas vezes, a seleção americana e o Aris, antes de retornar a seleção grega e conquistar a vaga para a Copa do Mundo, nos Estados Unidos.

Publicidade

O presidente da Federação Grega, Sofoklis Pilavios, afirmou que a morte de Panagoulias, ‘é uma grande perda’. O dirigente definiu o treinador como ‘pioneiro’. EFE

Publicidade