Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Morre o técnico da primeira geração dos ‘Meninos da Vila’

Zagueiro no esquadrão santista dos anos 50 e 60, Chico Formiga tinha 81 anos

Por Da Redação - 23 maio 2012, 01h42

O ex-jogador e ex-técnico de futebol Francisco Ferreira de Aguiar, mais conhecido como Chico Formiga, morreu na noite desta terça-feira, aos 81 anos, em sua residência em São Vicente. Formiga sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Zagueiro de técnica apurada, o ex-atleta participou do esquadrão santista nos anos 50 e 60, conquistando cinco títulos paulistas, dois nacionais, duas Libertadores e dois Mundiais Interclubes. Pelo clube da Vila Belmiro, atuou em 412 jogos e marcou três gols. Formiga também jogou no Palmeiras, em uma das mais caras transferências da época.

Meninos da Vila – Após pendurar as chuteiras, o ex-zagueiro se aventurou na carreira de técnico e mostrou talento para trabalhar com jovens e descobrir revelações. Formiga comandou o Santos no primeiro título do clube após a aposentadoria de Pelé – o do Campeonato Paulista de 1978. Naquela equipe, a primeira a ficar conhecida pelo apelido “Meninos da Vila”, liderou um grupo muito jovem, onde se destacavam o atacante Juary, o ponta João Paulo e o meia Pita.

Anos depois, quando trabalhou como coordenador das categorias de base do Santos, ajudou na formação do meia Diego e do atacante Robinho e contribuiu novamente com mais uma geração de “Meninos da Vila”. Em seu site oficial, o Santos lamentou o falecimento do ídolo.

Publicidade