Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Morre Chico Formiga, ex-jogador e técnico do Santos

Por Da Redação - 23 maio 2012, 09h42

São Paulo, 23 mai (EFE).- Chico Formiga, ex-técnico e ex-jogador do Santos, campeão mundial e da Taça Libertadores pelo clube, morreu na noite desta terça-feira aos 81 anos na cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo.

Francisco Ferreira de Aguiar, mais conhecido como Chico Formiga, ganhou como jogador os títulos do Paulistão de 1955, 1956 1960, 1961 e 1962, e da Libertadores e do Mundial de 62. O ex-atleta enfrentava problemas de saúde e morreu após sofrer um infarto em seu apartamento.

Chico Formiga foi contratado pelo Santos do Cruzeiro na década de 50 e chegou a ser convocado para ser o zagueiro titular da seleção brasileira na Copa de 58, mas uma contusão o tirou do time.

Ele foi negociado com o Palmeiras em 1957 mas retornou ao Santos, onde ao lado de Pelé foi campeão do mundo e da Libertadores.

Publicidade

Como técnico, Chico Formiga ganhou notoriedade em 1978, como treinador do Santos, quando venceu o Campeonato Paulista com a primeira geração dos ‘Meninos da Vila’. Chico também foi vice-campeão brasileiro com o Santos, em 1983.

Em sua carreira como treinador, ele também dirigiu as equipes do São Paulo, Corinthians, Portuguesa, Goiás, Santo André, Cruzeiro, América-MG e passou pelo futebol do Japão e do México. EFE

Publicidade