Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

MLS: astro dos EUA, Donovan anuncia aposentadoria

Jogador de 32 anos marcou cinco gols em Copas do Mundo

O meio-campista americano Landon Donovan anunciou nesta quinta-feira que vai encerrar a carreira ao fim da temporada da Major League Soccer (MLS), a maior liga de futebol nos EUA. O jogador de 32 anos se aposentará como o maior nome do futebol dos Estados Unidos em todos os tempos. “Depois de muito pensar e de várias conversas, decidi que este será o meu último ano como jogador profissional. Quero agradecer tanta gente por ter me inspirado, me guiado e me ajudado nessa incrível jornada”, escreveu Donovan, em nota.

Leia também:

Estrelas da liga americana vencem Bayern em amistoso

MLS: saiba quanto ganham as estrelas da liga americana de futebol

MLS: nova era do futebol nos EUA tem estrelas mundiais

Manchester United x Real tem recorde de público nos EUA

O meia do Los Angeles Galaxy disputou 14 temporadas da MLS e teve breves passagens pela Europa, no Everton (Inglaterra) e no Bayern de Munique (Alemanha), sempre por empréstimo entre uma temporada e outra da MLS. Pela seleção americana, fez 156 partidas, marcou 57 gols e deu 58 assistências, sendo líder absoluto nas duas últimas estatísticas. Entre seus principais feitos estão cinco gols em três Copas do Mundo, a Bola de Ouro do Mundial Sub-17 de 1999, cinco prêmios de jogador do ano dos EUA, cinco títulos da Copa Ouro e maior artilharia da história do torneio, com 18 gols.

Mesmo depois de ser eleito o melhor jogador da Copa Ouro de 2013, Donovan foi cortado pelo técnico Jurgen Klinsmann da Copa 2014. O treinador alemão alegou que precisava renovar a equipe, que chegou até as oitavas, caindo diante da Bélgica. “Donovan é uma das mais importantes figuras da história do futebol nos EUA. Sua influência na MLS e no futebol do país será notada por muitos anos”, disse Bruce Arena, técnico do LA Galaxy.

Nesta sexta, contra o San Jose Earthquakes, Donovan deve fazer sua 300.ª partida como titular na MLS – já foram 320 no total. Só nesta temporada foram 17 jogos, com quatro gols e sete assistências. Na última quarta, ele marcou o gol da vitória do time de estrelas da Liga, por 2 a 1, sobre o Bayern de Munique, em amistoso em Portland. Maior destaque dos EUA na Copa no Brasil, o goleiro Tim Howard e milhares de fãs usaram a hashtag “ThanksLD” para enviar mensagens ao jogador no Twitter.

It’s been an honor @landondonovan #ThanksLD pic.twitter.com/kMSNAwKLeT

– tim howard (@TimHowardGK) 7 agosto 2014

After careful deliberation, I have decided that this will be my last season as a professional soccer player https://t.co/UuxXkXlYi1

– Landon Donovan (@landondonovan) 7 agosto 2014

.@landondonovan is the greatest American soccer player of all-time. #ThanksLD infographic: http://t.co/o2JB6XHXXu pic.twitter.com/NdqM8kUiMN

– LA Galaxy (@LAGalaxy) 7 agosto 2014

Congrats to @LandonDonovan who will conclude an amazing career at the end of this season. #ThanksLD

– U.S. Soccer (@ussoccer) 7 agosto 2014

(Com Estadão Conteúdo)