Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mirando o Mundial e o Pan, seleção de ginástica feminina viaja para a Bélgica

De olho no Mundial do Japão e nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que serão disputados em outubro, a Seleção Brasileira Ginástica Artística Feminina ficará concentrada em Ghent, na Bélgica, a partir do próximo sábado, em fase especial de treinamentos que será realizada até o próximo dia 27 deste mês.

A CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) convocou 11 ginastas para passar esse período de preparação no país europeu: Adrian Gomes (GNU), Bruna Leal (CEGIN), Daniele Hypólito (Flamengo), Ethiene Franco (CEGIN), Gabriela Henrique Soares (Flamengo), Harumy de Freitas (CEGIN), Jade Barbosa (Flamengo), Letícia Costa (Flamengo), Lorrane Oliveira (Flamengo), Mariana Valentin (CEGIN) e Priscila Cobello (Flamengo).

Jade Barbosa, grande destaque da equipe, lembrou a importância de reunir novamente as ginastas, já que falta tão pouco tempo para o Mundial. ‘Com a proximidade das competições internacionais, é essencial passarmos esse tempo juntas. Somos uma equipe e essa é a hora que vamos ter para melhorar ainda mais nosso entrosamento e ajustar os detalhes que forem necessários’, disse.

Lorrane Oliveira, por outro lado, vê a fase de treinamentos no exterior como um oportunidade fundamental para ela, já que, aos 13 anos, ainda integra a categoria juvenil e não competirá no Japão em outubro. ‘Vai ser muito bom para mim. Ter mais essa chance de treinar com as mais velhas, ainda mais em outro país, só tem a acrescentar para o meu futuro na Ginástica’, comentou.

O técnico Ricardo Pereira comemorou a oportunidade de vigiar de perto as meninas, que passam a maior parte do ano separadas, além de poder controlar melhor os horários e a qualidade de vida delas. ‘Já treinamos lá uma vez e a estrutura é muito boa. O Mundial já está aí e quando ficamos concentradas durante vários dias, como vai ser, a disciplina é maior e os horários são mais regrados. Então, tem tudo para ser uma ótima fase de preparação’, avaliou.

A delegação brasileira embarca na noite desta sexta-feira para o período europeu de preparação. Quando voltarem, todos continuarão reunidos, treinando nas dependências do Flamengo. O Mundial, primeira das duas competições, será realizado em Tóquio, dos dias 8 a 16 de outubro.