Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ministro do Esporte buscará inclusão do futsal na Rio-2016

A pouco mais de um semestre para o início dos Jogos, George Hilton pretende incluir a modalidade como "demonstração" no calendário olímpico.

O futsal não está totalmente descartado dos Jogos Olímpicos de 2016. O ministro do Esporte, George Hilton, avisou nesta quarta-feira que solicitará ao Comitê Olímpico Internacional (COI) a inclusão da modalidade, que figuraria no programa olímpico como “modalidade de demonstração”, sem contar para o quadro de medalhas. “É uma questão que compete ao COI e iremos pleitear a introdução da modalidade”, declarou Hilton, durante o Fórum Legislativo do Futebol, em Brasília.

Leia também:

Falcão dá cusparada, mas se arrepende: ‘Fui fraco ao revidar’

Longe do recorde, seleção de futsal derrota Portugal em Fortaleza

Seleção de futsal goleia a Argentina em festa histórica

A intenção do ministro surgiu após críticas feitas pelo senador Hélio José (PSD-DF) ao Comitê Rio 2016 por não ter incluído o futsal entre as modalidades que o país-sede pode designar para integrar o programa olímpico. “É um absurdo o Brasil sediar os Jogos e não colocar o futsal entre as modalidades experimentais, sendo que em qualquer cidade do país há uma quadra para a prática desse esporte”, esbravejou o parlamentar.

Liderada pelo craque Falcão, a seleção brasileira masculina de futsal venceu as duas últimas edições da Copa do Mundo, em 2008 e 2012. Os Jogos Olímpicos do Rio acontecem de 5 a 21 de agosto de 2016.

(Gazeta Press)